Audi A3  Painel de bordo  Instrumentos e luzes de controlo  Instrumentos
Nos veículos sem indicador da temperatura do líquido de refrigeração, quando a temperatura do líquido de refrigeração for demasiado elevada, aparece unicamente a luz de controlo Link. Tenha em atenção Cuidado!.
O indicador da temperatura do líquido de refrigeração -2- Fig. 1 só funciona com a ignição ligada. Para evitar danos no motor, ter em atenção as seguintes indicações relativas às zonas de temperatura.
Zona fria
Se os LEDs se acenderem exclusivamente na zona inferior da escala, o motor não atingiu ainda a sua temperatura de serviço. Evita elevadas rotações do motor, aceleração ao fundo ou esforços grandes do motor.
Zona normal
O motor alcançou a sua temperatura de funcionamento, quando os LEDs, numa condução normal, acenderem até a zona intermédia da escala. Se o motor for submetido a um grande esforço e as temperaturas exteriores estiverem muito elevadas, os LEDs acesos poderão chegar mais acima. Isso não será preocupante enquanto a luz avisadora não se acender no visor do painel de instrumentos.
Zona quente
Se os LEDs se acenderem na zona superior do indicador e a luz de controlo for visualizada no visor do painel de instrumentos, é sinal de que a temperatura do líquido de refrigeração está demasiado alta Link.
Cuidado!
  • Nos veículos com indicação da pressão de carga (Boost) a indicação da temperatura é substituída pela indicação da pressão de carga. Nos veículos com motor a gás natural, o indicador da temperatura é substituído pelo « indicador do depósito de gás natural ». com vista a uma maior longevidade do motor, recomenda-se que nos primeiros 15 minutos após um arranque a frio se evitem os regimes de rotações do motor altos, as acelerações a fundo e uma grande solicitação do motor. A duração da fase de funcionamento a frio também depende da temperatura exterior. Se necessário, nos veículos com indicador da pressão de carga, oriente-se pela temperatura do óleo do motor Link.
  • Faróis adicionais e outros componentes à frente da entrada de ar reduzem a eficácia de refrigeração do líquido de refrigeração. Com temperaturas exteriores elevadas e uma grande solicitação do motor, existe o perigo de um aquecimento excessivo do motor!
  • O spoiler dianteiro assegura também uma correta distribuição do ar de refrigeração, em andamento. Se o spoiler se danificar, é prejudicado o efeito de refrigeração e haverá o perigo de um aquecimento excessivo do motor! Contactar um serviço de assistência técnica.
Nota
Motores diesel: devido ao elevado grau de rendimento destes motores, pode ocorrer que com temperaturas exteriores baixas, a temperatura normal de funcionamento nem sempre seja atingida. Trata-se de um fenómeno normal e, por isso, inofensivo.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.