Audi A3  Arranque e marcha  Iluminação e visibilidade  Limpa-vidros
Condição: a ignição está ligada.
Deslocar a alavanca do limpa-vidros para a posição correspondente:
-0- - Limpa-vidros dianteiro desligado
-1- - Funcionamento intervalado. Para prolongar/encurtar os intervalos da limpeza, movimente o interruptor -A- para a esquerda/para a direita. Nos veículos com sensor de luz/chuva*, o limpa-vidros é ligado, com chuva e o veículo imobilizado, tocando ligeiramente no manípulo para a posição -5- ou após ultrapassar uma vez os 4 km/h. Quanto maior a regulação da sensibilidade do sensor da chuva (interruptor -A- para a direita), tanto mais cedo reagem os limpa-vidros à humidade sobre o para-brisas.
-2- - Limpa-vidros lento
-3- - Limpa-vidros rápido
-4- - Limpar uma vez Se mantiver a alavanca nessa posição durante algum tempo, após um determinado período é feita a comutação da limpeza permanente lenta para a limpeza permanente rápida.
-5- - Lavar o para-brisas. Para eliminar gotas de água, o limpa-vidros, efetua em andamento uma passagem, decorridos alguns segundos, a uma temperatura superior a aprox. 4 ºC. Pode desligar essa função, movimentando a alavanca no espaço de 10 segundos após o limpar novamente para a posição -5-. Numa próxima ligação da ignição, a função de limpeza posterior volta a estar ativa.
Lavar os faróis*. O sistema de lava-faróis* só funciona com os médios ligados. Se deslocar a alavanca para a posição -5- os faróis são lavados em intervalos determinados.
Válido para veículos com limpa-vidros do óculo traseiro.
Logo que seja engrenada a marcha atrás e simultaneamente esteja ligado o limpa-vidros da frente e a funcionar, automaticamente o limpa-vidros atrás também fica ligado.
-6- - Limpar o óculo traseiro*. O limpa-para-brisas traseiro trabalha aprox. cada 6 segundos.
-7- - Lavar o óculo traseiro*. O número de procedimentos de limpeza depende durante quanto tempo mantém a alavanca na posição -7-.
-8- - Limpa-vidros* desligado.
ATENÇÃO!
  • O sensor de chuva tem apenas uma função de apoio. Ele não desobriga o condutor da sua obrigação de ligar os limpa-vidros manualmente de acordo com as condições de visibilidade.
  • O vidro do para-brisas não pode ser tratado com produtos que formam uma película hidrófuga. Em situações adversas, como p. ex. humidade, escuridão ou sol baixo, poderá registar-se um encandeamento mais intenso - perigo de acidente! Além disso, as escovas do limpa-vidros podem trepidar.
  • É absolutamente necessário que as escovas do limpa-vidros estejam em bom estado para poder ter uma visão clara e uma condução segura Link - perigo de acidente!
Cuidado!
  • Em caso de gelo verifique, se as escovas não estão coladas. Se o limpa-vidros for ligado com as escovas geladas, estas podem danificar-se!
  • Antes de se utilizar uma instalação de lavagem automática, deve-se desligar os limpa-vidros (alavanca na posição de base 0). Evita-se assim que sejam ligados involuntariamente e se produzam danos nos limpa-vidros.
Nota
  • Os limpa-vidros são desligados, quando se desliga a ignição. Para reativar os limpa-vidros depois de voltar a ligar a ignição, colocar a alavanca em qualquer das posições.
  • Escovas de limpa-vidros gastos ou sujos causam traços. Com isso a função do sensor da chuva pode ser afetada. Por favor verifique as escovas dos limpa-vidros regularmente.
  • Os ejetores de esguicho do sistema de limpa-vidros são aquecidos* quando a ignição está ligada e existem temperaturas baixas.
  • Numa paragem transitória, p. ex. num semáforo, a velocidade ajustada dos limpa-vidros é automaticamente reduzida um nível.
  • Nos veículos com MMI* pode ligar ou desligar o sensor de chuva no menu Assistência ao condutor.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.