Audi A3  Arranque e marcha  Condução  Informações gerais
O consumo de combustível, a poluição ambiental e o desgaste do motor, travões e pneus dependem essencialmente do estilo de condução: através de uma condução defensiva e económica é possível uma redução do consumo de combustível na ordem dos 10 a 15 %. Seguem-se algumas sugestões de como aliviar o meio ambiente e ao mesmo tempo a carteira.
Condução defensiva
É na aceleração que o veículo consome mais combustível. Numa condução defensiva há menos necessidade de travar e consequentemente também de acelerar. Deixe o veículo rolar por inércia com uma velocidade engatada, se for possível, por exemplo quando se vê à distância que o próximo semáforo está no vermelho. O efeito de travagem do motor daí resultante diminui o desgaste dos travões e dos pneus, e as emissões e o consumo de combustível são reduzidos a zero (corte em desaceleração).
Selecionar as mudanças com a preocupação do baixo consumo
Uma forma eficaz de economizar combustível é a seleção precoce de uma mudança superior. Quando se utilizam as mudanças até aos seus limites, consome-se desnecessariamente mais combustível.
Caixa de velocidades manual: passar, assim que for possível, da 1ª para a 2ª velocidade. Recomendamos que se mude para a velocidade seguinte, na medida das possibilidades, às 2.000 rpm aproximadamente. Um consumo de combustível favorável é também uma função da velocidade selecionada. Selecione a mudança mais alta adaptada á situação de condução, observe que o motor trabalhe ainda bem e sem soluços.
Caixa de velocidades automática: carregar lentamente no pedal do acelerador e evitar a posição de « kick-down ».
Evitar acelerações a fundo
Não deverá aproveitar nunca totalmente a velocidade máxima do seu veículo. O consumo de combustível, as emissões de escape e de ruídos aumentam desmesuradamente com velocidades mais altas. Uma condução mais lenta ajuda a economizar combustível.
Reduzir as fases de ralenti
Nos veículos com Sistema Start-Stop as fases de ralenti são reduzidas automaticamente. Nos veículos sem Sistema Start-Stop vale a pena, desligar o motor, p. ex. quando se é obrigado a parar junto de uma passagem de nível ou numa paragem mais demorada nos semáforos. Dependendo da motorização, durante uma pausa de 5 segundos com o motor à temperatura de serviço, já se verifica uma economia de combustível superior à quantidade de combustível extra necessária para ligar novamente o motor.
No ralenti o motor leva muito tempo a aquecer. Na fase de aquecimento o desgaste e as emissões tóxicas são, porém, especialmente elevados. Após o arranque deverá, por isso, iniciar imediatamente a marcha. Evite os regimes altos.
Manutenções periódicas
Através de uma manutenção periódica poderá criar desde logo boas condições para um consumo económico. O bom estado de manutenção do seu veículo não se reflete positivamente apenas em relação à sua segurança e à preservação do seu valor, mas também em relação ao seu consumo de combustível. Um motor com uma manutenção deficiente pode conduzir a um aumento do consumo de combustível de até 10 %.
Evitar trajetos curtos
O motor e o sistema de depuração das emissões de escape terão de ter atingido a sua temperatura de serviço otimizada para reduzirem eficazmente o consumo e as emissões de gases de escape.
Um motor frio tem um consumo de combustível desproporcionadamente elevado. Só ao fim de cerca de quatro quilómetros é que o motor atinge a sua temperatura de serviço, normalizando-se o consumo.
Controlar a pressão dos pneus
Assegure que os pneus se encontram sempre a uma pressão correta Link, a fim de poupar combustível. Já meio bar a menos aumenta o consumo de combustível em cerca de 5 % . Uma pressão insuficiente provoca, por outro lado, devido à maior resistência ao rolamento, um maior desgaste dos pneus e um comportamento menos positivo.
Não utilizar pneus de inverno durante todo o ano, pois são responsáveis por um aumento do consumo na ordem dos 10 %.
Evitar cargas supérfluas
Como cada quilo de peso a mais aumenta o consumo de combustível, vale a pena lançar um olhar mais crítico à carga transportada na bagageira, a fim de evitar as cargas supérfluas.
Como um porta-bagagens de tejadilho aumenta a resistência aerodinâmica do veículo, deve ser desmontado quando não está a ser utilizado. A uma velocidade de 100-120 km/h poupa-se assim cerca de 12 % de combustível.
Economia de energia elétrica
O motor aciona o alternador e produz desse modo corrente elétrica - com a maior necessidade de energia elétrica, aumenta o consumo de combustível! Desligue, por isso, os consumidores elétricos quando deixam de ser necessários. Entre os grandes consumidores elétricos contam-se p. ex. o ventilador no nível máximo, o desembaciador do vidro traseiro e o aquecimento dos bancos*.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.