Audi A3  Arranque e marcha  Caixa de velocidades automática  S tronic
Aplicável aos seguintes veículos: com caixa de velocidades S tronic
A posição da alavanca de seleção engatada e a velocidade engatada são mostrados no visor do painel de instrumentos.
P – Bloqueio de estacionamento
Nesta posição da alavanca seletora as rodas motrizes ficam mecanicamente bloqueadas. O bloqueio de estacionamento só pode ser ativado com o veículo parado ATENÇÃO!.
Para pôr e tirar a alavanca da posição P, o botão bloqueador (botão no manípulo da alavanca seletora) tem de estar pressionado e simultaneamente deve-se carregar no pedal do travão.
R – Marcha-atrás
A marcha-atrás só pode ser selecionada com o veículo parado e o motor no ralenti ATENÇÃO!.
Para engatar a posição R, é necessário premir o botão bloqueadore carregar ao mesmo tempo no pedal do travão. Na posição R da alavanca de seleção, acendem-se o farol de marcha-atrás com a ignição ligada.
N – Neutro (posição de ponto morto)
Nesta posição da alavanca seletora a caixa de velocidades está em ponto morto.
D/S – Posição permanente de marcha em frente
Na posição D/S da alavanca seletora a caixa de velocidades pode ser operada no modo normal D ou no modo Sport S. Para selecionar o modo Sport S, puxar a alavanca seletora brevemente para trás. Voltando a puxá-la, é selecionado de novo o modo normal D. O modo de condução selecionado é apresentado no visor do painel de instrumentos .
No modo normal D a caixa seleciona automaticamente a relação de transmissão adequada. Esta relação depende da carga do motor, da velocidade e do programa de comutação.
O modo Sport S deve ser selecionado para uma condução desportiva. As reservas de potência do motor são totalmente aproveitadas. Ao acelerar as passagens de mudanças podem ser notadas.
Para engrenar a posição D/S da alavanca seletora a partir da posição N, a uma velocidade inferior a 2 km/h ou com o veículo parado, é necessário carregar no pedal do travão ATENÇÃO!.
E - Efficiency*
No modo de condução efficiency Link a caixa de velocidades escolhe os pontos de mudança nos regimes mais altos. Através de uma passagem precoce à mudança seguinte, não é possível aproveitar integralmente as reservas de potência do motor. Esta solução favorece um consumo de combustível mais económico.
Se estiver definido este modo de condução, é apresentada a posição E em vez de D Fig. 1.
ATENÇÃO!
  • Mesmo com a ignição desligada o veículo pode descair.
  • Em andamento não colocar nunca a alavanca seletora nas posições R ou P - perigo de acidente!
  • Com o motor ligado é sempre necessário, em todas as posições da alavanca seletora, com exceção de P, manter o veículo travado com o pedal de travão, uma vez que mesmo no ralenti a transmissão não é totalmente interrompida - o veículo « arrasta-se » - perigo de acidente!
  • Se com o veículo imobilizado está engatada uma velocidade, de forma alguma pode ser feita uma aceleração descuidada. Caso contrário o veículo começa a movimentar-se imediatamente, mesmo com o travão de mão puxado - perigo de acidente!
  • Não acelerar se se pretender alterar a posição da alavanca seletora com o veículo parado e o motor a trabalhar - perigo de acidente!
  • Como condutor, não abandone nunca o veículo com o motor em funcionamento e uma posição de marcha engatada. Se tiver de abandonar o veículo com o motor em funcionamento, acione o travão de estacionamento e engate o bloqueio de estacionamento P.
  • Antes de abrir o capot do motor para o senhor ou outras pessoas trabalharem no motor em andamento, deverá colocar a alavanca de seleção na posição P e puxar bem o travão de mão - perigo de acidente! É indispensável que sejam observadas as advertências Link.
Nota
  • Audi drive select: As características desportivas podem ser reguladas através do modo de condução dynamic. No visor do painel de instrumentos aparece, em vez de D, o nível S.
  • Motor-híbrido-plug-in*: Se no modo desportivo S o botão Link for premido, a caixa de velocidades comuta automaticamente para o modo normal D.
  • Se involuntariamente se selecionar N, em andamento, desacelerar e aguardar até ser atingido o regime de ralenti, antes de passar de novo para a posição D/S.
  • Em caso de corte na alimentação de corrente, a alavanca seletora não pode continuar a ser deslocada na posição P. Nesse caso a alavanca seletora pode ser destrancada de emergência. Veículos com volante à esquerda Link, veículos com volante á direita Link.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.