Audi A3  Assistência ao condutor  Sistemas de assistência  Audi active lane assist (assistente de manutenção na via)
O "active lane assist" identifica, dentro dos limites do sistema, as linhas de delimitação da faixa de rodagem com o auxílio de uma câmara no para-brisas. Se o condutor se aproximar de uma linha de delimitação identificada, tendendo a deixar a faixa de rodagem, o sistema avisa com uma intervenção para correção na direção. O condutor pode sobrepor-se a esta intervenção em qualquer momento. Se o condutor passar por uma linha, o volante vibra ligeiramente. O alerta por vibração tem de estar ligado no MMI*. O "active lane assist" está pronto a intervir, se pelo menos num dos lados da sua faixa de rodagem identificar uma linha de delimitação.
O sistema pronto a intervir não avisa, se o condutor acionar os piscas antes de passar uma linha de delimitação. O sistema assume neste caso, que o condutor pretende efetuar uma mudança da faixa de rodagem.
O sistema foi concebido para a condução em autoestradas e estradas principais, pelo que só atua a partir de uma velocidade de aproximadamente 65 km/h (conforme o país).
ATENÇÃO!
  • O sistema alerta o condutor, através de uma intervenção corretiva na direção, para uma saída da faixa de rodagem. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade da manutenção da faixa de rodagem.
  • O sistema pode ajudar a manter o veículo dentro da sua trajetória, sem, porém, assumir a direção. Manter sempre as mãos no volante.
  • Pode acontecer que, devido p. ex. no caso de travagens a fundo, não se registem intervenções de correção na direção.
  • Pode ocorrer que nem todas as linhas delimitadoras da faixa de rodagem sejam identificadas pela câmara. A intervenção na direção só pode ser realizada do lado em que tiverem sido identificadas as linhas delimitadoras.
  • Pode suceder que outras estruturas da faixa de rodagem ou objetos sejam identificados involuntariamente como linhas delimitadoras. Esta circunstância pode provocar intervenções inesperadas na direção ou a sua ausência.
  • A visibilidade da câmara pode ser obstruída por ex. por veículos que circulam à frente, pela chuva, neve, fortes salpicos, pela luz contrária ou por um vidro sujo. Daqui resulta o facto de as linhas de delimitação não serem identificadas pelo active lane assist ou serem mal identificadas.
  • Pode ocorrer, que o veículo com o ponto de manobra regulado para « cedo », comute para « tarde » em situações de fraca visibilidade1).
  • Pode ocorrer, que p. ex. no caso de sulcos na faixa de rodagem, piso com inclinação ou vento lateral não sejam suficientes as intervenções na direção, para manter o veículo ao centro da faixa de rodagem.
  • Por razões de segurança, não se pode utilizar o "active lane assist", em estradas com piso degradado e/ou com más condições atmosféricas (como p. ex. estrada escorregadia, nevoeiro, gravilha, chuva intensa, neve e aquaplaning) – perigo de acidente!
1) Essa função não está disponível em todas as versões para todos os países.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.