Audi A3  Manutenção e cuidados  Controlar e reatestar  Combustível
O tipo de gasolina indicado figura no interior da tampa do depósito.
O veículo é equipado com catalisador e só pode ser abastecido com gasolina sem chumbo. A gasolina tem de corresponder à norma EN 228 ou DIN 51626-1 e não conter enxofre. Pode utilizar-se um combustível com uma quota máxima de etanol de 10 % (E10). Os vários tipos de gasolina distinguem-se pelo seu índice de octano (i.o).
As seguintes inscrições correspondem ao respetivo autocolante na tampa do depósito de combustível.
Gasolina super sem chumbo i.o. 95 ou, no mínimo, normal i.o. 91
É recomendada a utilização de gasolina super i.o. 95. Se não estiver disponível: gasolina normal i.o. 91, com ligeira redução da performance.
Gasolina super sem chumbo com, pelo menos, i.o. 95
Utilizar gasolina super com pelo menos i.o. 95.
Se não estiver disponível gasolina super, poderá ser também utilizada numa emergência gasolina normal i.o. 91. O veículo só poderá ser conduzido, porém, num regime de rotações médio, com carga do motor reduzida. Abastecer, logo que possível, o veículo com gasolina super.
Gasolina super plus sem chumbo i.o. 98 ou, no mínimo, super i.o. 95
É recomendada a utilização de gasolina super Plus i.o. 98. Se não estiver disponível: gasolina super i.o. 95, com ligeira redução da performance.
Se não estiver disponível gasolina super, poderá ser também utilizada numa emergência gasolina normal i.o. 91. O veículo só poderá ser conduzido, porém, num regime de rotações médio, com carga do motor reduzida. Abastecer, logo que possível, o veículo com gasolina super.
Cuidado!
  • Os combustíveis de etanol com elevado teor de etanol, por ex., B. E50, E85 não podem ser atestados. O sistema de combustível será danificado.
  • Um simples abastecimento com gasolina com chumbo ou outros aditivos metálicos é suficiente para reduzir a eficácia do catalisador.
  • Só podem ser usados aditivos da gasolina aprovados pela Audi. Os aditivos com o chamado booster de octanas ou melhoradores de ignição podem conter aditivos metálicos, que causam elevados danos no motor e no catalisador. Estes aditivos não devem ser utilizados.
  • Os combustíveis referenciados no posto de abastecimento como contendo metal não podem ser utilizados. Também os combustíveis LRP (lead replacement petrol) contêm aditivos metálicos em elevadas concentrações. Perigo de danos no motor!
  • Se for utilizada gasolina com um índice de octanas demasiado baixo os regimes demasiado altos ou uma carga excessiva do motor podem dar origem a danos no motor.
Nota
  • O veículo pode ser abastecido com gasolina com um índice de octanas superior àquele que o motor precisa.
  • Nos países onde não estiver disponível gasolina sem enxofre, pode ser também abastecida gasolina com enxofre.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.