Audi A3  Manutenção e cuidados  Conservar e limpar
Quanto mais tempo as incrustações, como p. exemplo os resíduos de insetos, excrementos de aves, resinas de árvores ou sal permanecerem no veículo, tanto mais danos sofrerá a sua superfície. As temperaturas elevadas, p. ex., devido à irradiação solar, aumentam o efeito prejudicial.
Antes da lavagem amolecer a sujidade grosseira com bastante água.
Remova os detritos de aves ou a resina de árvores pertinazes da melhor forma com água abundante e um pano de microfibra.
Decorrido o período invernal de utilização do sal na estrada, mande lavar também o lado de baixo do seu veículo.
Máquina de lavar de alta pressão
Na lavagem do veículo com um sistema de alta pressão respeite escrupulosamente as instruções de utilização do equipamento. Esta condição aplica-se, em especial, à pressão e à distância do jato. Não direcione o jato de limpeza diretamente para as juntas dos vidros laterais, das portas, das tampas, ou do teto de correr*, nem para os pneus, tubos de borracha, material insonorizante, sensores* ou lentes da câmara*. Mantenha uma distância de, pelo menos, 40 cm. Motor-híbrido-plug-in*: Não alinhe o jato de limpeza para a unidade de carregamento na grelha do radiador ou para a estação de carregamento*.
Remover a neve e o gelo com um sistema de limpeza de alta pressão.
Não utilizar de modo algum agulhetas de jato redondo ou fresas de sujidade.
A água não pode estar mais quente do que 60 ºC.
Instalações de lavagem automática
Pulverize o veículo antes de o lavar.
Assegure-se de que os vidros e o tejadilho* estão corridos e os limpa-vidros desligados. Respeite as indicações do operador da estação de lavagem, em especial se existem componentes montados no seu veículo.
Dê a preferência a estações de lavagem sem escovas.
Lavar à mão
Lave o veículo com uma esponja macia, de cima para baixo ou com uma escova de lavagem. Utilize exclusivamente produtos de limpeza sem solventes.
Lavagem à mão de veículos com pintura mate
Para não danificar a pintura ao lavar, primeiro liberte o veículo de poeiras e de sujidade granulosa. Os insetos, manchas de gordura e impressões digitais limpam-se melhor com um detergente especial para pinturas mate.
Aplique o produto com um pano de micro-fibras . Para não danificar a superfície da pintura, evite exercer pressão excessiva.
Enxague o veículo abundantemente com água. Em seguida, lave com um champô neutro e um pano de micro fibras macio.
Enxague novamente o veículo com muita água e deixe-o secar em seguida ao ar. Elimine eventuais vestígios de água com uma camurça.
ATENÇÃO!
  • Lave o veículo só com a ignição desligada ou siga as instruções do operador da estação de lavagem - risco de acidente!
  • Ao lavar o lado inferior do piso ou o lado interior das caixas das rodas, proteja-se de peças de metal com arestas afiadas - perigo de ferimentos por corte!
  • Após a lavagem o efeito dos travões poderá ocorrer com retardamento devido à humidade, e no inverno devido ao gelo nos discos e nas pastilhas dos travões - risco de acidente! Convém secar primeiro os travões através do efeito de fricção por travagem.
Cuidado!
  • Se lavar o veículo numa estação de lavagens automática, deve rebater os espelhos laterais, para evitar danificá-los. Os espelhos laterais rebatíveis eletricamente* só podem ser rebatidos eletricamente!
  • O carro não deve ser lavado sob um sol intenso – perigo de danos na pintura!
  • Não utilizar esponjas de remoção de insetos, esponjas de cozinha ásperas ou outros materiais afins – perigo de danos na superfície!
  • Componentes do veículo com pintura mate:
    • Não utilize produtos de polimento ou ceras - risco de danos na superfície!
    • Nunca utilize programas de lavagem com cera para conservação. Tal poderá inutilizar o efeito da pintura com acabamento mate.
    • Não coloque autocolantes ou plaquetas com íman nas partes do veículo pintadas com acabamento mate, dado que ao retirá-las podem ocorrer danos na pintura.
Nota sobre o impacto ambiental
Lavar sempre o veículo num local especialmente destinado a esse efeito. Evitar-se-á assim que entre água com resíduos de óleo na rede esgotos.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.