Audi A3  Auto-ajuda  Desempanagem  Arranque por reboque/ rebocar
O arranque por reboque/reboque exige uma certa prática, em especial quando se utiliza um cabo de reboque. Ambos os condutores terão de estar suficientemente familiarizados com as particularidades da rebocagem. Os condutores inexperientes não devem realizar nenhuma rebocagem nem arranque por rebocagem.
Prestar atenção, para que não ocorram forças de tração e nenhumas cargas de impacto inadmissíveis. Fora de estradas consolidadas existe sempre o perigo de uma sobrecarga nas peças de fixação.
Barra de reboque, cabo de reboque
A utilização de uma barra de reboque é a solução mais aconselhável e também a mais segura. Só se não dispuser de uma barra é que deverá utilizar um cabo de reboque. Utilize um cabo de fibra sintética elástico ou outro material análogo elástico.
Instruções para reboque
O veículo pode ser rebocado com uma barra ou cabo de reboque. Com o motor parado, a caixa de velocidades não é lubrificada o suficiente a altas temperaturas e grandes distâncias, pelo que se aplica:
  • A velocidade máxima de reboque permitida é de 50 km/h.
  • A distância máxima de reboque permitida é de 50 km.
Instruções adicionais para reboque com um veículo rebocador
Se para ser rebocado, o seu veículo tiver de ser levantado num dos eixos, tal só deverá ser efetuado, dependendo da combinação caixa de velocidades/propulsão, nos eixos a seguir indicados.

Tração dianteira
Tração integral
Caixa de velocidades manual
Eixo dianteiro ou eixo traseiro
Eixo dianteiro ou eixo traseiro
Caixa de velocidades automática
Eixo dianteiro
Eixo dianteiro
Tração integral: Pretendendo-se rebocar o veículo com o eixo levantado, dever-se-á desligar a ignição, caso contrário, o conjunto propulsor pode sofrer danos.
Instruções para rebocar
Caixa de velocidades automática: Por razões de ordem técnica, o veículo não pode ser submetido a um arranque por reboque.
Caixa de velocidades manual: Desaconselhamos, em princípio, o arranque por reboque. Se o motor não pegar, deverá, primeiro, começar por tentar dar arranque ao motor com a bateria de outro veículo Link. Se tal não resultar, tente empurrar o veículo ou rebocá-lo Link.
ATENÇÃO!
num arranque por reboque/reboque existe um elevado risco de acidente, devido p. ex. a choque contra o veículo rebocador.
Cuidado!
  • Se o reboque normal não for possível (p. exemplo devido a avaria na caixa de velocidades ou se o percurso de reboque for superior a 50 km), transporte o veículo num meio de transporte adequado.
  • Se o veículo for rebocado pelo veículo rebocador num dos eixos não permitidos, tal poderá originar danos graves na caixa de velocidades.
Nota
  • Caixa de velocidades automática: Em caso de corte na alimentação de corrente, a alavanca seletora não pode continuar a ser deslocada na posição P. Será necessário proceder a um desbloqueio de emergência da alavanca seletora, para salvar/manobrar o veículoLink; veículos com volante à direitaLink.
  • Observe as normas legais para rebocar/arrancar por reboque.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.