Audi A5/S5   Utilização   Condução  Fechadura da ignição
Imobilize o veículo.
Caixa de velocidades automática: Coloque a alavanca selectora na posição P ou N .
Pressione brevemente a chave da ignição. O motor e a ignição estão agora desligados.
A chave pode ser então retirada.
Bloqueio da direcção1)
A direção fica trancada, ao retirar-se a chave da ignição. Devido à direção bloqueada é dificultado um possível roubo do veículo.
Função de desligar de emergência
Se num caso excepcional for necessário, o motor pode também ser desligado durante o andamento. O motor é desligado, se pressionar durante algum tempo a chave.
ATENÇÃO!
  • Nunca desligue o motor, antes de imobilizar totalmente o veículo. Não está garantida a total funcionalidade do servo-freio e da direção assistida. Necessita de utilizar mais força para a direção ou os travões. Como não é possível manobrar a direcção e travar da forma habitual, podem ocorrer um acidente e ferimentos graves.
  • Nunca puxe a chave do fecho da ignição, enquanto o veículo está em movimento. O bloqueio da direcção poderia engatar subitamente e deixaria de estar em condições de guiar o veículo.
  • Leve sempre consigo a chave, se sair do veículo. De outra forma, o motor pode ser posto a trabalhar ou podem ser accionados equipamentos eléctricos, como p.ex. os elevadores dos vidros. Isto pode originar lesões graves.
Cuidado!
Após uma carga do motor prolongada, quando se desliga o motor, verifica-se uma acumulação de calor no compartimento do motor - perigo de avaria no motor! Deixar, por isso, o motor ligado no ralenti ainda durante cerca de 2 minutos, antes de o desligar.
Nota
Depois de ter desligado o motor a ventoinha do radiador pode continuar em funcionamento até aprox. 10 minutos - mesmo com a ignição desligada. É, no entanto, possível voltar a ligá-lo passado algum tempo, se a temperatura do líquido de refrigeração subir, devido à acumulação de calor, ou se com o motor quente, o compartimento do motor for adicionalmente aquecido através de uma exposição ao sol.
1) Esta função não está disponível em todos os modelos dos países.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.