Audi A5/S5   Utilização   Caixa de velocidades automática   multitronic®-, S tronic®-, caixa de velocidades tiptronic
A caixa de velocidades automática tem comando electrónico.
A caixa de velocidades do seu veículo tem comando electrónico. A selecção da relação de transmissão processa-se automaticamente em função dos programas de condução programados.
No caso de uma condução comedida a caixa selecciona o programa mais económico. Seleccionando precocemente uma mudança superior, ou tardiamente uma mudança inferior, o consumo é influenciado de forma favorável .
Com um estilo de condução desportivo com movimentações rápidas do pedal do acelerador, fortes acelerações e variações contínuas da velocidade, aproveitamento da velocidade máxima ou após um kick-down, a caixa de velocidades comuta para o programa mais desportivo.
A selecção do programa de condução mais conveniente em cada situação é um processo contínuo. Independentemente disso, é no entanto possível, saltar para um programa de condução desportiva, através da aceleração. A caixa de velocidades engrena numa relação de transmissão inferior, de acordo com a velocidade , permitindo uma aceleração vigorosa (p. ex. para ultrapassar), sem a necessidade de pisar o pedal do acelerador para a gama do kick-down. Depois da caixa ter engrenado numa mudança mais alta, é restabelecido o programa original, se se adoptar o estilo de condução correspondente.
Nos percursos montanhosos a relação de transmissão ou a selecção de mudanças é ajustada às subidas e às descidas. Desta forma aumenta o efeito de travagem do motor e/ou são evitadas engrenagens regressivas/progressivas das mudanças.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.