Audi A5/S5   Utilização   Audi drive select  Definições de condução
A regulação do veículo em cada um dos modos depende do equipamento. Em qualquer caso, o motor, a caixa de velocidades automática*, a direcção e o ar condicionado automático são também responsáveis.
Motor e caixa de velocidades automática*
O motor e a caixa de velocidades automática reagem consoante o modo de forma mais espontânea ou mais equilibrada aos movimentos do acelerador. No modo desportivo dynamic os pontos de mudança são definidos em regimes mais altos. No modo efficiency*, pelo contrário, os pontos de mudança (caixa de velocidades automática) são definidos em regimes mais baixos. Deste modo, o consumo de combustível pode ser reduzido.
Direcção
A direcção pode ser ajustada em termos do auxílio que é necessário fornecer. Em percursos longos por auto-estrada é especialmente adequada uma direcção leve indirecta, como a do modo comfort. No modo dinâmico, a direcção é desportiva e directa.
Nos veículos com direcção dinâmica* é válido adicionalmente o seguinte: para manter o esforço na direcção óptimo para o condutor, a transmissão na direcção é alterada em função da velocidade de marcha. Assim, a velocidades mais altas, ajusta-se uma menor sensibilidade da direcção, com o objectivo de melhorar o controlo do veículo. A velocidades mais baixas, a direcção é mais directa, a fim de manter o esforço do condutor no mais baixo nível possível, p. ex. nas manobras de estacionamento. Além disso a direcção dinâmica* proporciona uma direcção mais ágil, a baixas a médias velocidades de cruzeiro.
Regulação dos amortecedores*
A regulação dos amortecedores* regista, através de sensores, informações sobre os movimentos da direcção, intervenções de travagem e de aceleração do condutor, bem como sobre o tipo do piso, a velocidade de cruzeiro e a carga do veículo. Dessa forma pode ser adaptada uma adaptação do amortecimento à situação de marcha quase em tempo real. Com o Audi drive select, é possível regular os amortecedores para uma condução mais desportiva (dynamic), uma condução orientada para o conforto (comfort) ou uma condução equilibrada (auto).
Som do motor*
O som do motor adapta-se ao modo respectivo de cultivado até desportivo.
Diferencial desportivo*
Fazendo parte da tracção integral (quattro®) Link, o diferencial desportivo* reparte as forças de tracção pelo eixo traseiro, em função da situação. . A repartição das forças varia, conforme o modo seleccionado, entre equilibrada (confort) a desportiva (dynamic). Obtém-se assim um elevado nível de agilidade e capacidade de aceleração nas curvas. O veículo responde muito bem aos movimentos da direcção.
Ar condicionado
O ar condicionado automático funciona no modo efficiency* de forma particularmente económica.
Sistema de controlo da velocidade *
O comportamento em aceleração funciona no modo efficiency* de forma particularmente económica.
Audi adaptive cruise control*
O comportamento de aceleração pode ser seleccionado, consoante o modo Audi drive select, de confortável a desportivo. O adaptive cruise control reage ainda, de forma equilibrada ou espontânea, ao comportamento de condução do veículo de circula em frente. No modo efficiency* opta-se por um modo económico.
Nota
  • Em certas versões do modelo a velocidade máxima do veículo só é atingida nos modos auto e dynamic.
  • Através da seleção do modo dynamic é automaticamente selecionada a posição da caixa S e no modo efficiency* a posição da caixa E.
  • Nos veículos com Direcção dinâmica* ouve-se um ruído, quando se liga ou desliga o motor. Isso não é razão para inquietações.
  • Ter em atenção que na circulação com reboque
    • o modo efficiency* não está disponível,
    • o diferencial desportivo* está regulado no modo "dynamic", não desportivo, mas ágil.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.