Audi A5/S5   Instruções de condução   Tecnologia inteligente  Programa electrónico de estabilidade (ESC)
O programa electrónico de estabilidade (ESC) contribui para a segurança na estrada. Reduz o perigo de despistes e melhora a estabilidade na condução. Situações limites na dinâmica da condução como p.ex. sobre viragem e sub viragem do veículo ou derrapagem das rodas da tracção são detectadas pelo ESC. Através de uma intervenção selectiva nos travões ou de uma redução do binário do motor, o veículo é estabilizado. Assim que o ESC desencadear uma intervenção, a luz avisadora começa a piscar no painel de instumentos.
No ESC estão integrados o sistema anti-bloqueio (ABS), a assistência na travagem, o controlo antipatinagem (ASR), o bloqueio electrónico do diferencial (EDS), a direcção dinâmica*, o estabilizador de reboque* Link e a função de bloqueio transversal electrónico* e/ou o controlo selectivo do binário das rodas*
Sistema anti-bloqueio (ABS)
O ABS evita o bloqueio das rodas na travagem, até pouco antes do o veículo se imobilizar. Deste modo, o veículo mantém-se controlável, mesmo numa travagem a fundo. Carregar no pedal do travão sem interrupções – não bombear! O processo de controlo manifesta-se através de um movimento pulsante do pedal do travão.
Sistema de assistência à travagem
O sistema de assistência nas descidas pode encurtar o o trajecto até à imobilização do veículo. A força de travagem é intensificada, quando o condutor pisa rapidamente o pedal do travão numa travagem de emergência. O pedal do travão tem de ser carregado, neste caso, até a situação de risco estar ultrapassada. Nos veículos com ACC adaptive cruise control* o sistema de assistência à travagem reage com mais sensibilidade, se for detectada uma distância demasiado curta até ao veículo que circula na dianteira.
Controlo de tracção (ASR)
O ASR reduz a tracção do motor, se as rodas estiverem a patinar, e ajusta a força às condições da faixa de rodagem. Facilita-se assim o arranque, a aceleração e a condução em subidas.
Bloqueio electrónico do diferencial (EDS)
O EDS desacelera uma roda em patinagem e transmite a tracção à outra ou às outras rodas motrizes (tracção integral*). Esta função é disponibilizada até uma velocidade aproximada de 100 km/h.
A fim de que o disco do travão da roda desacelerada não aqueça excessivamente, o EDS desliga-se automaticamente no caso de uma grande solicitação. O veículo mantém-se operacional. Assim que o travão tiver arrefecido, o EDS volta a ligar-se automaticamente.
Direcção dinâmica*
Em veículos com direcção dinâmica* o ESC em situações limites tem um efeito estabilizador sobre a direcção.
Estabilizador do reboque*
Os conjuntos atrelados tendem a entrar em movimento pendular. Se forem detectados movimentos pendulares do reboque no veículo rebocador através do ESC , o veículo rebocador é automaticamente desacelerado pelo ESC e o conjunto atrelado estabilizado.
Bloqueio transversal electrónico*/Controlo selectivo do binário das rodas*
Quando se descreve uma curva, entra em acção um bloqueio transversal electrónico (tracção dianteira) ou um controlo selectivo do binário das rodas (tracção integral). A roda dianteira ou as duas todas do lado interior da curva são selectivamente desaceleradas, em caso de necessidade. Deste modo, no caso de intervenção, o arrastamento através das rodas dianteiras é minimizado e é possível descrever as curvas de uma forma precisa e neutra. No caso de humidade e neve o respectivo sistema poderá não intervir.
ATENÇÃO!
  • Nem mesmo o ESC, ABS, ASR, EDS, a direcção dinâmica*, o estabilizador do reboque* e o bloqueio transversal electrónico* ou o controlo selectivo do binário das rodas* podem ultrapassar as limitações impostas pela física. Há que ter este facto em especial atenção quando o piso está escorregadio e húmido. Quando os sistemas estão em processo de controlo, é necessário ajustar imediatamente a velocidade às condições do piso e do trânsito. O mais alto grau de segurança proporcionado não deverá induzir a que se corra um maior risco – perigo de acidente!
  • Ter em atenção que o risco de acidente aumenta, quando se conduz a alta velocidade, em especial nas curvas e num piso escorregadio ou húmido, bem como a uma distância insuficiente do veículo da frente. Os acidentes também não podem ser evitados pelos sistemas ESC, ABS, assistência à travagem, EDS, ASR, a direcção dinâmica*, o estabilizador do reboque* e bloqueio transversal electrónico* ou controlo selectivo do binário das rodas* – perigo de acidente!
  • Na aceleração em piso escorregadio uniforme, por exemplo com gelo e neve, acelere com prudência. As rodas motrizes podem patinar, apesar dos sistemas de controlo montados, prejudicando desse modo a estabilidade direccional – perigo de acidente!
Nota
  • O ABS e o ASR só funcionam em perfeitas condições, se as quatro rodas estiverem equipadas com pneus iguais. Eventuais diferenças no perímetro dos pneus podem dar origem a uma redução não desejada da potência do motor.
  • Quando os referidos sistemas se encontram em processo de controlo, poderão ouvir-se ruídos de funcionamento.
  • Pode haver uma avaria no sistema, se se acender a luz de controlo ou Link.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.