Audi A5/S5   Instruções de condução   Tecnologia inteligente  Programa electrónico de estabilidade (ESC)
O ESC é automaticamente activado quando é dado arranque ao motor.
Desligar o ASR
Em certas situações excepcionais, pode ser aconselhável desligar o ASR, permitindo, assim, a patinagem das rodas. Exemplos:
  • libertação de um veículo atascado
  • condução com neve espessa ou em piso pouco firme
  • condução com correntes para a neve
Premir brevemente o botão OFF Fig. 1 ou Fig. 2. A luz de aviso acende-se e no visor do sistema de informações ao condutor surge a indicação Controlo de tracção (ASR): desligado. Atenção! Estabilidade direccional limitada.
Nos veículos com tracção dianteira só é possível desligar o ASR até aos 50 km/h. Aos 70 km/h volta a ligar-se automaticamente. Nos veículos com tracção integral é possível desactivar o ASR a qualquer velocidade.
Desligar o ESC
Premir o botão OFF durante mais de 3 segundos. A luz de aviso do ESC acende-se e no visor do sistema de informações ao condutor surge a indicação Programa electrónico de estabilidade (ESC): desligado. Atenção! Estabilidade direccional limitada. Com o ESC desligado também o ASR fica desligado.
Ligar
Premir o botão OFF. A luz de controlo apaga-se e no visor do sistema de informações ao condutor aparece a indicação Controlo de estabilidade (ESC): ligado.
ATENÇÃO!
Se deve desligar o ESC, se a perícia de condução e a situação do trânsito o permitirem. Tenha em atenção que, com o ESC ou o ASR desactivados, em especial com o piso molhado ou escorregadio, as rodas motrizes podem patinar e o veículo sair da trajectória - perigo de derrapagem!
Nota
O ASR e o ESC não podem ser desligados, se o adaptive cruise control (ACC)* estiver ligado.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.