Audi A5/S5   Instruções de condução   Tecnologia inteligente  Gestão da energia
A gestão da energia controla a distribuição de energia eléctrica e optimiza, deste modo, a disponibilidade de energia eléctrica para o arranque do motor.
Se um veículo não for utilizado durante um período mais longo, a bateria vai-se descarregando devido a consumidores de corrente de repouso (p. ex. imobilizador). Isto poderá levar em certos casos a que deixe de haver energia eléctrica disponível suficiente para o arranque do motor.
O veículo dispõe de um sistema de gestão de energia inteligente para distribuir a energia eléctrica. A capacidade de arranque é, deste modo, substancialmente melhorada e a longevidade da bateria aumentada.
A gestão da energia consiste essencialmente de um diagnóstico da bateria, uma gestão da corrente de repouso e uma gestão dinâmica da energia.
Diagnóstico da bateria
O diagnóstico da bateria apura permanentemente o estado da bateria. A tensão, a corrente e a temperatura da bateria são registadas por meio de sensores. Deste modo é apurado o nível da carga da bateria e a sua performance.
Gestão da corrente de repouso
A gestão da corrente de repouso reduz o consumo de energia durante o tempo de paragem. Com a ignição desligada comanda a alimentação de energia dos vários consumidores eléctricos. Neste processo são tomados em consideração os dados do diagnóstico da bateria.
Em função do nível de carga da bateria, vão sendo desligados os diversos consumidores, um após o outro, para evitar uma descarga excessiva da bateria, mantendo assim a capacidade de arranque.
Gestão dinâmica da energia
A gestão dinâmica da energia distribui, em andamento, a energia produzida pelos vários consumidores, conforme as necessidades. Assegura que não seja consumida mais energia eléctrica do que a que é produzida, contribuindo assim para um nível optimizado da carga da bateria.
Nota
  • O sistema de gestão da energia não pode naturalmente ultrapassar as limitações impostas pela física. Ter, por isso, em atenção que a performance e a longevidade de uma bateria têm limites.
  • Se a capacidade de arranque estiver ameaçada, aparece a luz de controlo Link.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.