Audi A5/S5   Instruções de condução   Tecnologia inteligente  Gestão da energia
A manutenção da capacidade de arranque tem prioridade máxima.
Em trajectos curtos, no ciclo urbano e na estação fria a bateria é fortemente solicitada. Nestas situações é necessária muita energia eléctrica, sendo produzida relativamente pouca. Outra situação crítica é registada quando são ligados consumidores eléctricos sem o motor estar a trabalhar. Neste caso é consumida energia sem que seja produzida.
Verificar-se-á que, justamente nestas situações, o sistema de gestão da energia regula activamente a distribuição da energia.
No caso de tempos de imobilização mais prolongados
Se o veículo ficar imobilizado durante um período entre vários dias e várias semanas, os consumidores eléctricos vão sendo gradualmente ajustados para níveis de consumo mais baixos ou até desactivados. O consumo de energia é assim reduzido e a capacidade de arranque mantida durante um período mais longo.
Algumas funções de conforto, como p. ex. a iluminação interior ou a regulação eléctrica dos bancos podem não ser disponibilizadas em certas situações. As funções de conforto voltam a ficar disponíveis, depois de se ligar a ignição e de se dar arranque ao motor.
Com o motor desligado
Se, com o motor desligado, se ligar por exemplo o rádio ou se utilizarem outras funções do MMI*, a bateria descarrega-se.
Se, devido ao consumo de energia, a capacidade de arranque ficar comprometida, aparece no monitor do MMI* a seguinte informação ao condutor:
Dar arranque ao motor, de contrário o sistema desactiva-se dentro de 3 min.
Esta informação ao condutor indica que o sistema é desactivado automaticamente ao fim de 3 minutos. Se pretender continuar a utilizar as funções, terá de dar arranque ao motor.
Com o motor em funcionamento
Embora seja produzida energia eléctrica em andamento, a bateria pode descarregar-se. Esta situação pode registar-se, sobretudo se for produzida pouca energia com um consumo elevado, e se o nível de carga da bateria não estiver nas melhores condições.
Para reequilibrar o nível da energia, os consumidores que requerem mais energia são temporariamente regulados para níveis de consumo mais baixos ou até desactivados. Nomeadamente os sistemas de aquecimento consomem muita energia. Se se verificar, por exemplo, que o aquecimento dos bancos* ou o desembaciador do vidro traseiro não aquecem, é sinal de que foram regulados para níveis de consumo mais baixos ou até desactivados. Os sistemas voltam a ficar disponíveis, assim que os níveis de energia se reequilibrarem.
Além disso, verificar-se-á também que o regime de ralenti foi ligeiramente aumentado. Isso é normal e não deverá constituir motivo de preocupação. Com o aumento do regime de ralenti é produzida a maior quantidade de energia necessária e a bateria é carregada.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.