Audi A5/S5   Instruções de serviço   Conservar e limpar  Conservação do interior do veículo
A Audi tem a preocupação de preservar as propriedades especiais do couro natural sem as adulterar.
Informações gerais
A nossa gama de couros é ampla. Trata-se essencialmente de diversos tipos de couro de superfície lisa, com diversas colorações.
A intensidade da concentração da cor é determinante para o aspecto final e para a estrutura. Se se detectar na superfície do couro a mão da Natureza, tratar-se-á de um couro boa qualidade que proporciona excelentes condições aos ocupantes dos bancos. Os pequenos veios, o grão, picadas de insectos, estrias de engorda bem como as nuances na coloração permanecem visíveis e constituem marcas de autenticidade do material.
O couro natural não possui uma camada de tinta de revestimento. Por este motivo é mais sensível. Não deverá perder esta realidade de vista quando os estofos de couro são especialmente estafados por crianças, animais e outros factores de influência.
Os tipos de couro que contam com uma camada de revestimento de tinta mais ou menos abrangente são, pelo contrário, mais robustos. Isto reflecte-se positivamente na resistência do material ao desgaste na utilização do dia a dia. As características naturais deixam de estar, porém, em muitos casos visíveis, embora a qualidade não fique por isso afectada.
Conservação e manuseamento
Devido à elevada qualidade dos tipos de couro utilizados e às particularidades destes materiais (tais como a sua sensibilidade aos óleos, lubrificantes, sujidades, etc.) são necessários alguns cuidados no seu uso e conservação. Poderá assim suceder que peças de vestuário escuras (em especial quando estão húmidas e a tintagem é deficiente) tinjam os estofos de couro dos bancos. As partículas de pó e de sujidade introduzidas nos poros, pregas e costuras podem provocar atrito e danificar a superfície do couro. O couro deverá ser, por isso, submetido a uma conservação periódica, em conformidade com a solicitação a que está sujeito. Ao fim de um tempo de utilização mais longo os seus bancos de couro adquirirão uma patine típica e inconfundível. Trata-se de uma característica do couro natural que testemunha a sua qualidade.
Para preservar o valor do material natural ao longo de toda a sua vida útil deverão ser respeitadas as seguintes recomendações:
Cuidado!
  • Evitar uma exposição directa ao sol mais prolongada, para evitar a descoloração do couro. No caso de uma imobilização mais prolongada ao ar livre dever-se-á proteger o couro, tapando-o do sol.
  • As guarnições do vestuário pontiagudas, como fechos éclair, aplicações de metal, cintos com arestas mais agressivas podem riscar irremediavelmente a superfície do couro.
Nota
  • Aplicar periodicamente e após cada limpeza uma pomada de protecção com filtro foto-sensível e efeito impregnante. A pomada alimenta o couro, activa a sua respiração, amacia-o e devolve-lhe a humidade. Ao mesmo tempo cria um sistema que protege a sua superfície.
  • Limpar o couro cada 2 a 3 meses e remover quaisquer sujidades assim que forem detectadas.
  • Remover eventuais nódoas de esferográfica, tinta, baton, graxa, etc. com a máxima brevidade.
  • Conservar também a cor do couro. Retocar os pontos desbotados com uma pomada de cor especial.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.