Audi A5/S5   Instruções de serviço   Controlar e reatestar  Redução catalítica selectiva
Aplicável aos seguintes veículos: com redução catalítica selectiva
Para reabastecer AdBlue é necessário utilizar um frasco de reabastecimento especial.
Ao accionar o fecho centralizado, a tampa do depósito é automaticamente destrancada ou trancada. O bocal de abastecimento do AdBlue está localizado junto do bocal de abastecimento do gasóleo. Ateste sempre 5,7 litros de AdBlue (três botijas). Só com esta quantidade de reabastecimento se assegura, que foi identificado um abastecimento e que volta a ser possível arrancar de novo o motor.
Abrir o bocal de abastecimento e reabastecer AdBlue
Condição: no mostrador do painel de instrumentos aparece a solicitação para reabastecer AdBlue.
Desligar a ignição.
Abrir a tampa do depósito de combustível Link.
Desenroscar o tampão do bocal de abastecimento, rodando-o com a chave de rodas (ferramenta de bordo) para a esquerda Fig. 1.
Remover a tampa do frasco de reabastecimento.
Enroscar o frasco de reabastecimento para a direita, até ao batente, no bocal de abastecimento Fig. 2 -1-.
Para esvaziar o frasco, exercer uma ligeira pressão no fundo do frasco -2-. Manter o fundo do frasco premido, até o frasco ficar vazio ou deixar de entrar líquido no reservatório.
Rodar o frasco para a esquerda, sem carregar no fundo.
Fechar o bocal de abastecimento
Enroscar o tampão de fecho, com a chave de rodas, para a direita, no bocal de abastecimento, até se ouvir que foi atingida uma sobre-rotação e consequentemente o binário de aperto necessário.
Fechar a tampa do depósito.
Depois de reatestar
O veículo tem de circular. O sistema pode levar até dois minutos para identificar um reabastecimento de AdBlue.
Quando deixa de haver AdBlue no reservatório e é apresentada uma autonomia de 0 km no visor do painel de instrumentos, é necessário ligar a ignição durante cerca de 15 segundos e só depois se pode dar arranque ao motor.
ATENÇÃO!
  • O AdBlue pode irritar os olhos e os órgãos do aparelho respiratório. No caso de se entrar em contacto com este líquido, enxaguar com água abundante, sem perda de tempo. Procurar, se necessário, assistência médica.
Cuidado!
  • Utilizar exclusivamente AdBlue que satisfaça a norma ISO 22241-1. Não misturar o AdBlue com quaisquer aditivos nem dilui-lo com água.
  • O AdBlue não é um aditivo do gasóleo e não pode ser introduzido no depósito do combustível. No caso de o AdBlue se misturar com o gasóleo, poderão daí resultar danos no motor e no sistema do reservatório do AdBlue. Os danos provocados por esta situação estão excluídos da garantia.
  • O AdBlue ataca superfícies como p. ex. peças pintadas do veículo, materiais sintéticos e alcatifas. Remover o líquido com a máxima brevidade com um pano húmido e água fria abundante. Se o AdBlue tiver já cristalizado, utilizar água quente e uma esponja. Os resíduos de AdBlue que não forem removidos cristalizam ao fim de algum tempo e podem danificar a superfície.
  • Não trazer frascos de reabastecimento permanentemente dentro do veículo, pois, no caso de uma fuga, o AdBlue pode ser vertido no habitáculo.
  • Não deixe que o AdbLue toque na sua roupa. No caso de se entrar em contacto com este líquido, enxaguar com água abundante, sem perda de tempo.
Nota
  • Os frascos de reabastecimento podem ser adquiridos nos concessionários Audi ou num serviço especializado.
  • Relativamente à utilização e à armazenagem, respeitar as instruções do fabricante do AdBlue.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.