Audi A5/S5   Instruções de serviço   Controlar e reatestar  Bateria
Todos os trabalhos a realizar na bateria exigem competência técnica especial.
A bateria é praticamente isenta de manutenção, sendo controlada no âmbito do Serviço de Inspecção.
Em certas situações de detonação do airbag a bateria é desligada da rede eléctrica do veículo ATENÇÃO!.
Desligar a bateria
A bateria não deve ser desligada. Quando se desliga a bateria, perdem-se algumas funções do veículo (p. ex. comando eléctrico dos vidros). As funções terão de ser reprogramadas quando se volta a ligar a bateria. Para evitá-lo, a bateria só deve ser, por isso, desligada da rede de bordo em situações excepcionais.
Períodos de imobilização do veículo mais longos
Se o veículo ficar imobilizado durante um período entre vários dias e várias semanas, os consumidores eléctricos vão sendo gradualmente ajustados para níveis de consumo mais baixos ou até desactivados. O consumo de energia é assim reduzido e a capacidade de arranque mantida durante um período mais longo Link. Algumas funções de conforto, como p. ex. a iluminação interior ou a regulação eléctrica dos bancos podem não ser disponibilizadas em certas situações. As funções de conforto voltam a ficar disponíveis, depois de se ligar a ignição e de se dar arranque ao motor. Apesar da desconexão dos consumidores, a bateria acaba por ser totalmente descarregada por consumidores de corrente de repouso, se o veículo ficar imobilizado por um longo período. Uma descarga total provoca uma reacção química, que destrói o interior da bateria. Para evitá-lo, é necessário recarregar a bateria uma vez por mês Link. Com a bateria desligada, o alarme anti-roubo* fica fora de funcionamento.
Utilização no Inverno
Nos mese doano mais frios, a bateria é especialmenet solicitada. A consequência é uma manor potência de arranque. Mandar, por isso, verificar e, se necessário, recarregar a bateria antes do início do Inverno.
ATENÇÃO!
  • Todos os trabalhos a realizar na bateria exigem competência técnica especial. Contacte para o efeito um concessionário Audi ou um serviço de assistência técnica - perigo de queimaduras por ácido e de explosão!
  • A bateria não pode ser aberta! Não tente alterar o nível do electrólito da bateria, pois, daí poderia resultar a fuga de gás explosivo da bateria - perigo de explosão!

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.