Audi A5/S5   Instruções de serviço   Jantes e pneus  Rodas
Os indicadores de desgaste indicam se um pneu apresenta um uso excessivo.
No fundo do perfil dos pneus originais estão colocados transversalmente em relação ao sentido da marcha « indicadores de desgaste » com 1,6 mm de alturaFig. 1. Estes indicadores de desgaste estão dispostos em 6 ou 8 grupos (conforme a marca), a intervalos regulares, em toda a faixa do piso. A localização dos indicadores de desgaste é assinalada por certas marcas no flanco dos pneus (por exemplo letras « TWI » ou triângulos).
Quando o relevo do piso for de 1,6 mm – medido nas estrias do relevo, junto dos indicadores de desgaste – terá sido atingido o limite mínimo prescrito por lei (nos mercados de exportação poderão vigorar outros valores).
ATENÇÃO!
O mais tardar quando os pneus revelarem um desgaste até ao respectivo indicador, deverão ser substituídos por pneus novos – perigo de acidente!
  • Em especial a condução em pisos húmidos e escorregadios exige um maior relevo dos pneus, com uma profundidade tanto quanto possível idêntica no eixo dianteiro e traseiro.
  • A menor segurança da condução devida a uma redução do relevo dos pneus faz-se notar negativamente, em especial na capacidade de manobra, em situação de risco de aquaplaning, nas curvas e na resposta à travagem.
  • Uma velocidade não ajustada pode conduzir à perda do controlo do veículo.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.