Audi RS Q3   Utilização   Caixa de velocidades automática  S tronic®
O tiptronic permite que o condutor selecione as mudanças também manualmente.
Engatar as velocidades com a alavanca seletora
É possível passar para o funcionamento Tiptronic tanto com o veículo parado como em andamento.
Para engatar velocidades no modo tiptronic, pressionar a alavanca seletora da posição D, para a direita. Assim que a caixa de velocidades tiver comutado, é apresentada a posição M no visor do painel de instrumentos Fig. 3.
Para selecionar uma mudança progressiva, empurrar a alavanca seletora para a frente -+- Fig. 1.
Para diminuir a relação, empurrar a alavanca seletora para a trás ---.
Se a alavanca seletora se encontrar na via de mudanças do Tiptronic, a caixa de velocidades não engrena automaticamente a velocidade acima no caso de um regime elevado do motor. Engrene atempadamente a velocidade imediatamente acima, para uma aceleração contínua.
Se a mudança for excessivamente alta para o andamento, a caixa de velocidades desmultiplica automaticamente.
Engatar as velocidades com os interruptores basculantes
Os interruptores basculantes podem ser operados quando a caixa de velocidades estiver na posição D, S ou M.
Para passar para a mudança seguinte, premir brevemente o interruptor basculante -+- Fig. 2.
Para passar para a mudança anterior, premir brevemente o interruptor basculante ---.
Na posição D/S da alavanca seletora, ao tocar-se os interruptores basculantes, o funcionamento automático é abandonado durante algum tempo. Pretendendo-se que o funcionamento automático volte a atuar imediatamente após a comutação manual, puxar o interruptor basculante -+- durante aprox. 1 segundo no sentido do volante.
Para engrenar manualmente em permanência com os interruptores basculantes, pressionar a alavanca seletora da posição D/S, para a direita, para a via das mudanças tiptronic.
Enquanto a alavanca seletora não se encontrar na via de mudanças do Tiptronic, a caixa de velocidades engrena automaticamente a velocidade acima ou abaixo antes de se atingir um regime crítico do motor.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.