Audi RS Q3   Instruções de condução   Tecnologia inteligente  Controlo eletrónico de estabilidade (ESC)
Aplicável aos seguintes veículos: com sistema de assistência nas descidas
O sistema de assistência nas descidas permite percorrer um trajeto em descida a uma velocidade constante.
Para ligar o sistema de assistência nas descidas, prima a tecla existente na consola central Fig. 1. O LED na tecla acende-se.
Para desligar o sistema de assistência nas descidas, premir de novo o botão. O LED no botão apaga-se.
O sistema de assistência nas descidas limita a velocidade em descidas até cerca de 50%, tanto em marcha para a frente como em marcha-atrás, através da travagem automática das quatro rodas. Evita-se que as rodas bloqueiem, uma vez que o ABS se mantém ativo.
Com o sistema de assistência nas descidas, o veículo é controlado na velocidade momentânea, quando entra na descida. O sistema só pode ser ligado abaixo de cerca de 60 km/h. A regulação ocorre entre aprox. 2 e 30 km/h. O condutor pode em qualquer momento aumentar ou reduzir a velocidade dentro dos limites indicados, acelerando ou travando.
É, no entanto, fundamental que o piso proporcione uma aderência suficiente. O sistema de assistência nas descidas não pode cumprir assim a sua função, se, por exemplo, se tiver de enfrentar uma descida com piso gelado ou lamacento ATENÇÃO!.
A regulação ativa para uma determinada velocidade até cerca de 30 km/h é indicada no painel de instrumentos através da luz de controlo intermitente . No modo de disponibilidade a luz de controlo acende permanentemente.
Na gama de velocidade entre cerca de 30 e 60 km/h não se regista nenhuma regulação. O sistema está só no modo de disponibilidade. Tal é indicado através do díodo iluminado na tecla. Acima dos 60 km/h, o sistema é automaticamente desligado. Neste caso o LED também se apaga.
A função do sistema de assistência nas descidas é automaticamente ativado, se se registarem as seguintes condições:
  • o LED na tecla acende-se,
  • a velocidade é inferior a cerca de 30 km/h,
  • a inclinação é no mínimo de 10%.
ATENÇÃO!
  • Ajuste sempre a velocidade às condições climáticas, do piso e do trânsito. O nível de segurança mais elevado que é proporcionado não deverá induzir a que se corram maiores riscos – perigo de acidente!
  • Nem mesmo o sistema de assistência nas descidas pode ultrapassar as limitações impostas pela física. O estilo de condução deve ser, por isso, sempre ajustado às condições do piso e do trânsito.
  • O sistema de assistência nas descidas não consegue manter constante a velocidade do veículo em qualquer tipo de condições (p. ex. num piso escorregadio) nem substituir a atenção do condutor.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.