Audi RS Q3   Instruções de condução   Tecnologia inteligente  Gestão da energia
O veículo vem equipado de fábrica com aparelhos de comando eletrónicos que, entre outras funções, assumem o comando do motor e da caixa de velocidades. Para além disso, os aparelhos de comando monitorizam o funcionamento do sistema de escape e dos airbags.
Para além disso, os aparelhos de comando eletrónicos avaliam permanentemente os dados relevantes ao veículo durante a marcha. Em caso de avarias ou desvios dos valores nominais, apenas estes dados serão memorizados. As avarias são, em regra, indicadas no painel de instrumentos combinado através de luzes de controlo.
Os dados memorizados nos aparelhos de comando podem ser lidos e avaliados com aparelhos especiais.
Apenas com a memorização dos respetivos dados é possível o sistema de assistência técnica detetar e eliminar as avarias existentes. Os dados memorizados podem, entre outros, ser os seguintes:
  • Dados relevantes para o motor e caixa de velocidades
  • Velocidade
  • Sentido de marcha
  • Intensidade de travagem
  • Consulta dos cintos de segurança
As conversas mantidas no veículo nunca serão gravadas pelos aparelhos de comando montados
Nos veículos com função de chamada de emergência através do telemóvel ou outros aparelhos ligados, é possível transmitir a localização atual Em caso de acidente em que os aparelhos de comando tenham registado um disparo do airbag, o sistema pode enviar automaticamente um sinal emissor. Este sinal depende da entidade emissora. De um modo geral, uma transmissão só funciona em zonas com rede móvel suficiente.
Memória de eventos (Event Data Recorder)
O veículo não está equipado com memória de dados de eventos.
Na memória de eventos são gravadas temporariamente informações do veículo. Assim, em caso de acidente, estão disponíveis informações pormenorizadas sobre o acidente. Nos veículos com um sistema de airbag é possível, por exemplo, memorizar dados relevantes ao acidente como, velocidade do embate, estado dos cintos de segurança, posição dos bancos e períodos de disparo. O âmbito dos dados fornecidos depende do respetivo fabricante.
A montagem desta memória de eventos só pode ser efetuada com a autorização do dono do veículo e, em alguns países, está regulamentada por lei.
Reprogramar aparelhos de comando
Por norma, todos os dados inerentes ao comando de componentes são gravados nos aparelhos de comando. Algumas funções de conforto como, por ex., os piscas Comfort, a abertura individual das portas e as indicações no visor podem ser reprogramadas através de equipamentos de oficina especiais. Se as funções Comfort forem reprogramadas, as respetivas indicações e descrições deste livro de bordo já não correspondem às funções alteradas. Recomendamos o registo da reprogramação no plano de assistência, em « Registos da oficina ».
O seu concessionário Audi informá-lo-á sobre uma possível reprogramação.
Memória de eventos
Na zona dos pés do lado do condutor existe uma tomada de diagnóstico para ler a memória de eventos. Na memória de eventos são memorizados os dados sobre o funcionamento e o estado dos aparelhos de comando eletrónicos. Permita a leitura e o apagamento da memória de avarias só pela sua oficina especializada.
ATENÇÃO!
A tomada de diagnóstico não pode ser utilizada para fins particulares. Uma utilização incorreta pode causar avaria de funcionamento - perigo de acidente!

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.