Audi RS Q3   Instruções de condução   Condução com reboque  Dispositivo de engate de reboque
Aplicável aos seguintes veículos: com dispositivo de engate de reboque
O dispositivo de reboque tem de ser desengatado e engatado com precaução.
Virar o dispositivo de engate de reboque para fora
Acionar o travão de estacionamento.
Abrir a tampa da bagageira.
Dobrar o revestimento lateral esquerdo para baixo, na bagageira.
Puxar o botão -1- no sentido da seta para fora Fig. 1 ATENÇÃO!. O dispositivo de engate do reboque fica desbloqueado e é basculado para baixo. A cor do LED -2- passa de verde fixo para vermelho intermitente.
Continuar a virar o dispositivo de engate de reboque -3- com a mão no sentido da seta, até se ouvir e sentir o seu encaixe Fig. 2. O LED acende-se na cor verde.
Antes de atrelar um reboque, remover o guarda-pó -4- e guardá-lo dentro do veículo.
Ligue o cabo do reboque à tomada -5-.
Ao acoplar um reboque ao seu veículo, prenda o cabo de rutura do reboque no olhal -6-.
Ao ligar-se a ignição, a informação ao condutor Verificar engate do reboque! e a luz de controlo não podem aparecer.
Engatar o dispositivo de reboque
Depois de se desatrelar um reboque, recolocar o guarda-pó -4-.
Puxar o botão -1- no sentido da seta para fora. O dispositivo de engate do reboque fica desbloqueado e é basculado para baixo. A cor do LED -2- passa de verde fixo para vermelho intermitente.
Virar o dispositivo de engate de reboque com a mão, até ao batente, para debaixo do para-choques, até se ouvir e sentir o seu encaixe ATENÇÃO!. O LED acende-se na cor verde.
Instalar eventualmente a cobertura do para-choques Fig. 3 com os ressaltos de engate para a frente, e enroscar os dois fechos 90°, até a cobertura ficar encaixada de uma forma segura.
Ao ligar-se a ignição, a informação ao condutor Verificar engate do reboque! e a luz de controlo não podem aparecer.
ATENÇÃO!
  • Assegurar que não se encontram pessoas nem animais ou objetos na zona de viragem da rótula de engate.
  • Se o LED se acender a vermelho ou se acender a luz de controlo e surgir a inscrição Verificar engate de reboque!, não pode colocar o dispositivo de engate de reboque em funcionamento – perigo de acidente! Repita o processo de engate. Se existir uma avaria técnica, contacte uma oficina especializada.
  • Nunca atue com meios auxiliares ou ferramentas no processo de oscilação do dispositivo de reboque. O dispositivo de reboque pode sofrer danos, deixando de ficar assegurado o seu uso seguro.
  • Não acione nunca o botão de destrancar com o dispositivo de engate de reboque sob carga.
Cuidado!
Não aponte um sistema de lavagem de alta pressão diretamente para a junta do dispositivo de engate de reboque, nem para a tomada. A junta pode sofrer danos. Nesse caso poderá penetrar humidade que provocará danos por corrosão bem como no próprio sistema.
Nota
  • O olhal -6- no dispositivo de engate de reboque foi previsto exclusivamente para fixar o cabo de rutura do reboque.
  • O mecanismo de viragem do dispositivo de engate de reboque está abastecido com um lubrificante. Após um período de não utilização mais longo ou de uma utilização permanente sem movimentos de viragem para fora ou para dentro, o movimento de rotação pode tornar-se difícil devido a uma distribuição irregular do lubrificante ou o dispositivo de engate de reboque poderá não se virar automaticamente para baixo quando é acionado. Como solução, recomendamos que se vire várias vezes o dispositivo de engate de reboque para fora e para dentro, ou se liberte o dispositivo, agitando-o.
  • Se se circular sem reboque, dever-se-á recolher o dispositivo de engate de reboque.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.