Audi RS Q3   Instruções de serviço  Conservar e limpar
Quanto mais tempo as sedimentações como p. ex., resíduos de insetos, excrementos de aves, resinas de árvores ou sal permanecerem na superfície do veículo, tanto mais danos sofrerá esta. As temperaturas elevadas, p. ex., devido à irradiação solar, aumentam o efeito prejudicial.
Previamente à lavagem amoleça a sujidade grosseira com água abundante.
Remova a sujidade resistente como os detritos das aves ou a resina das árvores da melhor forma com água abundante e um pano de microfibra.
Após o período de uso de sal na estrada durante o inverno, mande lavar também o lado de baixo do seu veículo.
Máquina de lavar de alta pressão
Na lavagem do veículo com um sistema de alta pressão respeite escrupulosamente as instruções de utilização do equipamento. Esta condição aplica-se, em especial, à pressão e à distância do jato. Não direcione o jato de limpeza diretamente para as juntas dos vidros laterais, portas, tampas ou do teto panorâmico*, nem para os pneus, tubos de borracha, material insonorizante, sensores* ou lentes de câmaras*. Mantenha uma distância de, pelo menos, 40 cm.
Remover a neve e o gelo com um sistema de limpeza de alta pressão.
Não utilizar de modo algum agulhetas de jato redondo ou fresas de sujidade.
A água não pode estar mais quente do que 60 ºC.
Instalações de lavagem automática
Pulverize o veículo com água antes da lavagem.
Assegure-se de que as janelas e o tejadilho* estão fechados e os limpa-vidros desligados. Respeite as indicações do operador da estação de lavagem automática, em particular se existem acessórios montados no seu veículo.
Dê preferência a estações de lavagem sem escovas.
Utilize exclusivamente instalações de lavagem com portal, nas quais o veículos está parado e o equipamento de lavagem se movimenta à volta do veículo durante o processo de limpeza e de secagem. Não é recomendável a utilização de instalações de lavagem, onde o veículo é puxado por meio de uma corrente transportadora .
Lavar à mão
Lave o veículo com uma esponja macia, de cima para baixo ou com uma escova de lavagem. Utilize exclusivamente produtos de limpeza sem solventes.
Lavar à mão veículos com pintura mate
Para não danificar a pintura ao lavar, primeiro liberte o veículo de poeiras e de sujidade granulosa. Os insetos, manchas de gordura e impressões digitais limpam-se melhor com um detergente especial para pinturas mate.
Aplique o produto com um pano de micro-fibras . Para não danificar a superfície pintada, evite uma pressão muito forte.
Lave o veículo com água abundante. Em seguida, lave com um champô neutro e um pano de micro fibras macio.
Lave novamente o veículo com muita água e deixe-o secar ao ar. Remova eventuais restos de água com uma camurça.
ATENÇÃO!
  • Lave o veículo só com a ignição desligada ou segundo as instruções do operador da estação de lavagem - perigo de acidente!
  • Se limpar o lado inferior do piso ou o lado interior das caixas das rodas, proteja-se das peças de metal com arestas vivas - perigo de ferimentos por corte!
  • Após a lavagem o efeito dos travões poderá ocorrer com retardamento devido à humidade, e no inverno devido ao gelo nos discos e nas pastilhas dos travões - risco de acidente! Convém secar primeiro os travões através do efeito de fricção por travagem.
Cuidado!
  • Se lavar o veículo numa estação de lavagens automática, deve rebater os espelhos laterais, para evitar danificá-los. Os espelhos laterais rebatíveis eletricamente* só podem ser rebatidos eletricamente!
  • O carro não deve ser lavado sob um sol intenso – perigo de danos na pintura!
  • Não utilizar esponjas de remoção de insetos, esponjas de cozinha ásperas ou outros materiais afins – perigo de danos na superfície!
  • Componentes do veículo com pintura mate
    • Não utilize produtos de polimento ou ceras - risco de danos na superfície!
    • Nunca utilize programas de lavagem com conservação por cera. Estes programas podem destruir o efeito mate da pintura.
    • Não coloque um autocolante ou íman nas peças do veículo com pintura mate, uma vez que podem causar danos na pintura ao serem retirados.
Nota sobre o impacto ambiental
Lavar sempre o veículo num local especialmente destinado a esse efeito. Evitar-se-á assim que entre água com resíduos de óleo na rede esgotos.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.