Audi RS Q3   Instruções de serviço   Jantes e pneus  Rodas
Com pneus novos, dever-se-á conduzir com especial cuidado durante os primeiros 500 km.
Quando subir a borda de um passeio ou enfrentar outro obstáculo deste tipo, avance tanto quanto possível em ângulo reto.
Verificar os pneus de tempos a tempos quanto a danos (picadas, cortes, fissuras e papos). Remover os corpos estranhos que se tenham introduzido no perfil do pneu.
Substituir as jantes ou pneus danificados sem perda de tempo.
Proteja os seus pneus do contacto com óleo, massas consistentes e combustível.
Substitua imediatamente os protetores das válvulas extraviados.
Se as rodas forem desmontadas, identifique-as, a fim de que, quando voltarem a ser montadas, seja conservado o anterior sentido de marcha.
Guardar as jantes e pneus desmontados em lugar fresco, seco e tanto quanto possível escuro.
Pneus novos
Os pneus novos não dispõem, de início, da sua máxima capacidade de aderência pelo que nos primeiros 500 km se deve fazer uma « rodagem » adequada, optando por uma velocidade moderada e um estilo de condução cauteloso. Isso irá refletir-se positivamente na longevidade dos pneus.
Devido a características de construção diferentes e à estrutura do relevo, o relevo do piso dos pneus novos poderá apresentar diferenças - conforme a versão dos pneus e o construtor.
Danos encobertos
Os danos nos pneus e nas jantes estão frequentemente encobertos. As vibrações fora do normal e as guinagens unilaterais do veículo poderão ser indício de um pneu danificado. Se suspeitar que uma das rodas está danificada, reduza imediatamente a velocidade. Verifique os pneus quanto a danos. Se não forem detetados danos exteriores, dirija-se a baixa velocidade e com as necessárias precauções ao serviço de assistência técnica mais próximo e mande inspecionar o veículo.
Pneus com piso direcional
Nos pneus com piso direcional o flanco está marcado por setas. É importante que seja sempre mantido o sentido da marcha indicado. Assegura-se deste modo um aproveitamento otimizado das características relacionadas com a hidroplanagem, aderência, ruídos e desgaste.
Cuidado!
  • Tenha em linha de conta que os pneus de verão e inverno foram concebidos para as condições de estrada características nessas estações do ano. Recomendamos a utilização de pneus de inverno nessa estação do ano. Os pneus de verão vêm a sua elasticidade claramente reduzida com temperaturas baixas, perdendo aderência e a capacidade de travagem. Nos pneus de verão durante o funcionamento com temperaturas muito baixas podem formar-se fissuras nos relevos do perfil, danificando-os de forma permanente, o que provoca um ruído de rolamento excessivo e o desequilíbrio dos pneus. A Audi não assume qualquer tipo de responsabilidade neste tipo de danos.
  • As jantes de alto brilho, polidas, ou cromadas galvanicamente não podem ser utilizadas em condições de estrada invernosas. Devido ao seu fabrico, a superfície das jantes não possui uma proteção contra a corrosão suficiente, pelo que pode ficar danificada permanentemente pelo sal de espalhar na rua ou produto semelhante.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.