Audi RS Q3   Instruções de serviço   Jantes e pneus  Rodas
Os pneus e jantes novos têm de ser escolhidos com cuidado.
Montar nas quatro rodas unicamente pneus do mesmo tipo de construção, dimensão (perímetro) e, se possível, com o mesmo desenho.
Evite, se possível, a substituição individual dos pneus, procurando substituir, pelo menos, os pneus do mesmo eixo.
Não utilize nunca pneus, cujas dimensões ultrapassem as medidas dos pneus por nós aprovados.
Informe-se na sua oficina especializada antes de comprar pneus ou jantes novos, no caso de pretender equipar o seu veículo com uma combinação diferente da que é adotada de fábrica.
Os pneus e as jantes são elementos de construção importantes. Os pneus e as jantes homologados pela Audi são rigorosamente ajustados ao respetivo modelo do veículo, contribuindo, assim, fundamentalmente para a sua estabilidade e para um comportamento seguro ATENÇÃO!.
As medidas das combinações de jantes/pneus a utilizar no seu veículo figuram na documentação do veículo (p. ex. o certificado CE de conformidade ou COC 1)). A documentação do veículo difere de país para país.
A identificação das referências dos pneus e o seu significado facilitam uma escolha correta. Nos flancos dos pneus pode-se encontrar, p. ex., a seguinte inscrição:
215/65 R 16 98 V
Esta referência tem o seguinte significado:
215
Largura do pneu em mm
65
Relação altura/largura em %
R
Letra de código de Radial
16
Diâmetro da jante em polegadas
98
Capacidade de carga - código
V
Código de velocidade
A data de fabrico está também indicada no flanco do pneu (eventualmente só no lado interior da roda:
DOT ... 2214...
significa, por exemplo, que o pneu foi produzido na 22.ª semana do ano 2014.
Queira ter, porém, em atenção que, mesmo com as mesmas medidas nominais dos pneus, p. ex. 215/65 R 16 98 V, as medidas efetivas dos vários tipos de pneumáticos podem apresentar desvios em relação a esses valores nominais e os contornos dos pneus ser substancialmente diferentes. No caso de substituição, deverá, por isso, certificar-se de que as medidas efetivas dos pneus não excedem as medidas dos pneus aprovados por nós.
Ao não respeitar-se esta regra, há o perigo de se afetar o espaço de manobra construtivamente previsto. Devido ao atrito poderão ocorrer danos nos pneus, em peças do chassis e da carroçaria bem como nas tubagens, comprometendo seriamente a segurança do veículoATENÇÃO!. Além disso, no caso da medida nominal máxima a homologação do seu veículo pode ser anulada.
No caso de pneus aprovados pela Audi existe a certeza de que as suas medidas efetivas se ajustam ao seu veículo. Se se pretender optar por outros tipos de pneus, dever-se-á solicitar ao vendedor uma declaração que ateste que esse tipo de pneus é adequado ao modelo do veículo. Guardar essa declaração em lugar seguro.
Se tiver dúvidas sobre os pneus mais indicados para o seu veículo, consulte a sua oficina especializada.
Nos veículos com tração integral* todas as 4 rodas têm de ser equipadas com pneus com as mesmas medidas, tipo de construção, desenho do piso e marca, a fim de que o sistema de tração não seja danificado pela existência de permanentes diferenças de rotação. Pela mesma razão também só deve ser utilizada, em caso de avaria, uma roda sobresselente com um pneu normal igual aos montados no veículo.
Se a roda sobresselente for de uma versão diferente das que estão montadas – por exemplo pneus de inverno ou pneus largos – só pode ser utilizada por pouco tempo e adotando uma condução cautelosa. Deverá ser substituída, o mais rapidamente possível, pela roda normal.
Recomendamos-lhe que confie todos os trabalhos a realizar nos pneus e nas jantes à sua oficina especializada. Os concessionários dispõem das ferramentas especiais e das peças necessárias, possuem os conhecimentos técnicos necessários e estão ainda aptos a proceder à eliminação dos pneus velhos como resíduo.
ATENÇÃO!
  • Certifique-se sempre de que os pneus que escolheu apresentam um espaço de manobra suficiente. Os pneus de substituição não podem ser selecionados exclusivamente pelas suas medidas nominais, pois podem apresentar grandes diferenças, apesar de terem medidas nominais idênticas. Um espaço de manobra insuficiente pode danificar os pneus ou o veículo, comprometendo, assim, a segurança do veículo - perigo de acidente! Além disso, a licença de circulação do seu veículo poderá perder a sua validade.
  • Os pneus com mais de 6 anos só deverão ser utilizados em caso de emergência e se forem tomadas as devidas precauções na condução.
  • Não é autorizado neste veículo o uso de pneus com características de emergência! A sua utilização não autorizada pode dar origem a danos ou no veículo mesmo a acidentes.
Nota sobre o impacto ambiental
Os pneus velhos têm de ser eliminados como resíduo de acordo com as prescrições.
Nota
  • Os pneus com a referência « AO » ou « RO » são especialmente ajustados ao seu Audi. Recomendamos que sejam exclusivamente utilizados estes pneus, pois com uma utilização correta correspondem aos padrões mais elevados relativos à segurança e as características de circulação. A sua oficina especializada informá-lo-á de bom grado.
  • Não utilizar nunca pneus usados, cujos « antecedentes » se desconhecem.
  • Por razões de ordem técnica não se podem utilizar normalmente as jantes de outro veículo. Em certas condições esta restrição aplica-se inclusivamente às jantes de veículos do mesmo modelo.
1) COC = certificate of conformity

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.