Audi Q7 Arranque e march... Condução Arranque e paragem do mo...
Com o botão START ENGINE STOP é ligada a ignição e dado arranque ao motor.
Fig. 108Painel de bordo: botão START ENGINE STOP
Fig. 108Painel de bordo: botão START ENGINE STOP
Dar arranque ao motor
Pise o pedal do travão .
Prima a tecla START ENGINE STOP Fig. 108. O motor arranca.
Nos veículos com motor diesel, este pode só arrancar ao fim de alguns instantes, com temperaturas muito baixas. É por isso necessário carregar no pedal do travão, até o motor arrancar. Durante uma pré-incandescência, a luz de controlo mantém-se acesa.
Ligar/desligar a ignição
Pretendendo-se só ligar a ignição, sem arrancar o motor, proceder da seguinte forma:
Prima o botão START ENGINE STOP sem carregar no pedal dos travões. Veículos sem sistema Start-Stop*: O ponteiro do conta-rotações movimenta-se para a posição READY.
Para desligar a ignição, prima de novo a tecla. O ponteiro do conta-rotações movimenta-se para a posição OFF.
A pré-incandescência dos veículos a diesel é feita automaticamente ao ligar-se a ignição.
Ao pôr o motor a trabalhar, os maiores consumidores de eletricidade são desligados transitoriamente.
Se o motor não pegar imediatamente, o arranque é automaticamente interrompido ao fim de pouco tempo. Repetir o arranque.
Sistema Start-Stop*
Observe as indicações em ligação.
ATENÇÃO
  • Nunca deixe o motor ligado em recintos fechados - perigo de intoxicação!
  • Se desligar o motor, o servofreio e a direção assistida deixam de estar disponíveis. Tem de exercer mais força para travar e movimentar o volante. Como não pode travar e movimentar o volante como habitualmente, podem ocorrer acidentes e ferimentos graves. Se o sistema Start-Stop* tiver desligado o motor, estas funções permanecem ativas.
CUIDADO
Evite os regimes elevados, não pise o pedal a fundo e evite cargas elevadas do motor, enquanto o motor não tiver atingido a sua temperatura de serviço -perigo de avaria no motor!
Aviso sobre o impacto ambiental
Não aquecer o motor com o veículo parado. Arrancar imediatamente. Evitam-se assim emissões desnecessárias de gases tóxicos.
Aviso
  • Depois do arranque do motor frio poderão ouvir-se transitoriamente ruídos de funcionamento mais fortes, dado ser necessária a formação de pressão de óleo na compensação hidráulica da folga das válvulas. Trata-se de um fenómeno normal e, por isso, inofensivo.
  • Se abandonar o veículo com a ignição ligada, esta desliga-se decorrido um certo período de tempo. Certifique-se de que consumidores, tais como a iluminação exterior são também desligados.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.