Audi Q7 Arranque e march... Caixa de velocid... Tiptronic
Fig. 116Alavanca de seleção
Fig. 116Alavanca de seleção
A posição engrenada na caixa de velocidades é indicada junto à alavanca seletora Fig. 116. Adicionalmente surge no mostrador do painel de instrumentos a posição engrenada na caixa de velocidades.
Em função da posição selecionada na caixa de velocidades e da posição pretendida, é necessário libertar o bloqueio da alavanca seletora.
Para o efeito, prima a tecla de desbloqueio -1- na alavanca seletora Fig. 116.
Para selecionar a posição seguinte da caixa de velocidades, desloque a alavanca seletora para a frente/trás até ao primeiro ponto de pressão. A alavanca seletora regressa à sua posição inicial.
Para saltar uma posição na caixa de velocidades, desloque a alavanca seletora, para além do ponto de pressão, para a posição pretendida na caixa de velocidades. A alavanca seletora regressa à sua posição inicial.
Para passar, por exemplo, diretamente da posição D para a posição R da caixa de velocidades, pode saltar a posição N.
Bloqueio da alavanca seletora
O bloqueio da alavanca seletora impede que seja engrenada, por lapso, uma posição da caixa que coloque involuntariamente o veículo em andamento. Por este motivo, ao engatar determinadas posições da caixa de velocidades, tem de premir a tecla de desbloqueio -1- da alavanca seletora Fig. 116 e/ou carregar no pedal do travão.
Para selecionar uma posição da caixa de velocidades, com o motor em funcionamento e o veículo parado, é necessário carregar no pedal do travão.
Se, no espaço de um segundo, passar da marcha para frente D para a marcha-atrás R, não é necessário acionar o pedal dos travões. Isto permite-lhe, por exemplo, «desatolar» um veículo atolado.
P - Bloqueio de estacionamento
Nesta posição da alavanca seletora as rodas motrizes ficam bloqueadas. Só acionar o bloqueio de estacionamento com o veículo parado . Para engatar a posição P da caixa de velocidades, prima a tecla P -2- da alavanca seletora Fig. 116. Junto à alavanca seletora, surge P.
O bloqueio de estacionamento só pode ser libertado com o motor em funcionamento e o pedal do travão carregado. Para soltar o bloqueio de parque, prima a tecla de desbloqueio -1- na alavanca seletora, carregue no travão e selecione a posição desejada na caixa de velocidades Fig. 116.
Se o motor for desligado na posição D, E, S, R ou no modo manual da caixa de velocidades, é automaticamente engrenada a posição P.
Se o motor for desligado na posição N da caixa, esta permanece 30 min. em N, selecionando a seguir P.
Para rebocar o veículo é necessário destrancar de emergência o bloqueio de estacionamento ligação.
R - Marcha atrás
Nesta posição está engrenada a marcha-atrás. Só selecionar a marcha-atrás com o veículo parado e o motor no regime de ralenti . Para engatar a posição R da caixa, prima a tecla de desbloqueio -1- na alavanca seletora, carregue no pedal do travão e selecione a posição R Fig. 116.
Ao engatar a marcha-atrás, soa um sinal de confirmação.
N - Posição neutra (ponto morto)
Nesta posição a caixa de velocidades está em ponto morto. Para selecionar a posição N da caixa, prima a tecla de desbloqueio -1- na alavanca seletora e selecione a posição N Fig. 116.
Se o motor for desligado na posição N da caixa, esta permanece 30 min. em N, selecionando a seguir P.
Com a ignição desligada, a posição N da caixa de velocidades já não pode ser engrenada. Por este motivo, quando se passa com o veículo por uma instalação de lavagem automática, selecione primeiro a posição N da caixa de velocidades e desligue em seguida o motor.
Na posição N da caixa de velocidades o veículo não pode ser trancado por razões de segurança.
D/S - Marcha para a frente
Na posição D/S a caixa de velocidades pode funcionar no modo normal D ou no modo Sport S. Para selecionar o modo desportivo S, deslocar a alavanca seletora para trás. A posição S só pode ser selecionada a partir de D ou E. Para, saindo da posição S da caixa de velocidades, retomar a posição D, deslocar a alavanca seletora também para trás . A fim de, a uma velocidade inferior a 2 km/h, se selecionar a posição D a partir de N, carregar no pedal do travão e selecionar a posição D da caixa de velocidades .
No modo normal D a caixa seleciona automaticamente a relação de transmissão adequada. Esta relação depende da carga do motor, da velocidade e do modo de condução.
O modo Sport S deve ser selecionado para uma condução desportiva. As reservas de potência do motor são totalmente aproveitadas. Ao acelerar, as passagens de mudanças podem fazer-se notar.
Se no drive select for ajustado o modo dynamic, é automaticamente selecionada a posição S da caixa de velocidades.
E - Efficiency
No modo de condução efficiency ligação a caixa de velocidades escolhe os pontos de mudança nos regimes mais altos. Através de uma passagem precoce à mudança seguinte, não é possível aproveitar integralmente as reservas de potência do motor. Esta solução favorece um consumo de combustível mais económico.
Se estiver definido modo de condução efficiency, é apresentada no mostrador a posição E em vez de D .
ATENÇÃO
  • Mesmo com a ignição desligada o veículo pode descair.
  • Com o motor ligado é sempre necessário, em todas as posições da caixa de velocidades (com exceção de P e N), manter o veículo travado com o pedal de travão, uma vez que mesmo no ralenti a transmissão não é totalmente interrompida - o veículo «arrasta-se».
  • Antes de alguém abrir o capot, deve-se selecionar a posição P da caixa de velocidades e ativar o travão de estacionamento - perigo de acidente! É indispensável que sejam observadas as advertências ligação.
Aviso
Se involuntariamente se selecionar N, em andamento, desacelerar e aguardar até se atingir o regime de ralenti, antes de passar de novo para as relações de marcha D ou S.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.