Audi Q7 Assistência ao... Sistemas de assi... Audi pre sense ...
Válido para: veículos com Audi adaptive cruise control
Fig. 142Painel de instrumentos: alerta de colisão
Fig. 142Painel de instrumentos: alerta de colisão
Informações gerais
O sistema chama a sua atenção quando deteta situações de perigo: O aviso prévio efetua-se se:
  • um veículo à frente trava de forma clara,
  • o próprio veículo aproxima-se de um veículo que circula a uma velocidade claramente inferior ou de um veículo parado no sentido de marcha.
Se for dado este aviso, já só pode ser evitada uma possível colisão através de uma manobra de desvio ou de travagem a fundo. Será alertado pela indicação ao condutor Audi pre sense Fig. 142 e por um sinal sonoro acerca do perigo.
Se não reagir perante uma situação de perigo detetada pelo sistema, ouse a sua reação for fraca, o pre sense front auxilia-o com uma travagem.
Em caso de ameaça de colisão, é dado primeiro um Aviso urgente que se manifesta num esticão no travão. Além disso será alertado sobre o perigo por uma indicação no mostrador do painel de instrumentos Fig. 142. Se não reagir ao aviso crítico, o pre sense front poderá travar dentro dos limites do sistema com força de travagem crescente 1). Desta forma é reduzida a velocidade no caso de uma possível colisão. A velocidades baixas, o pre sense front pode desencadear uma desaceleração total pouco antes de uma colisão com um veículo que circula à frente 1). Se o pre sense front determinar que a travagem não é suficientemente forte no caso de uma colisão iminente, este irá aumentar a força de travagem.
Em associação ao pre sense basic/rear é possível desencadear, com a velocidade correspondente do veículo, as funções a seguir indicadas.
  • Pré tensão reversível dos cintos de segurança dianteiros.
  • Início do fecho dos vidros das janelas e do teto de correr*.
  • Enchimento de ar dos flancos* do encosto e do assento do banco.
Audi drive select: Dependendo do modo selecionado, a pré tensão reversível do cinto, o fecho dos vidros das janelas e do teto de correr*, bem como o enchimento de ar dos flancos* do encosto e do assento do banco não estão ativos.
Assistente de manobra de desvio
O assistente de manobra de desvio ajuda-o numa situação crítica a contornar um obstáculo com o veículo. Se após o aviso sonoro, se desviar ativamente de um obstáculo, o assistente de manobra de desvio apoia-o, aliviando o binário da direção, para a correção do ângulo de viragem, enquanto manobrar ativamente a direção. O assistente de manobra de desvio está disponível na gama de velocidades entre cerca de 30 e 150 km/h.
Assistente de viragem
O assistente de viragem pode, ao arrancar até à velocidade máxima de 10 km/h, através de intervenção nos travões, impedir que o seu veículo ao voltar para a esquerda/direita (dependendo do país) colida com um veículo, que se aproxime no sentido oposto. A intervenção nos travões faz com que o seu veículo pare na própria faixa de circulação.
ATENÇÃO
  • O pre sense front não pode ultrapassar as limitações impostas pela física. Trata-se de um sistema de assistência, que não pode evitar colisões em todas as circunstâncias. O condutor tem de intervir sempre. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade por uma travagem atempada. O mais alto grau de segurança proporcionado não deverá induzir a que se corra um maior risco - perigo de acidente!
  • Devido a limites internos do sistema, podem ocorrer algumas detonações extemporâneas.
  • Deve-se ter em atenção que nem sempre todos os objetos ou marcas das faixas de rodagem são identificados pelos sensores ou pela câmara - perigo de acidente!
  • O pre sense front não reage a pessoas, animais, veículos que se atravessam à frente e dificilmente identificáveis .
  • Os objetos refletores, como p. ex. barreiras de proteção ou a entrada num túnel, a forte precipitação e a formação de gelo podem afetar o funcionamento dos sensores de radar e prejudicar assim a identificação de um risco de colisão.
CUIDADO
Os sensores podem ser desajustados devido a embates ou danos nos para-choques, nas cavas das rodas e na substrutura. O pre sense front pode ser, com isso, afetado. Mandar verificar a sua operacionalidade num serviço de assistência técnica.
Aviso
  • O condutor pode interromper a intervenção com força crescente do sistema nos travões, se ele próprio efetuar a travagem, acelerar de forma clara ou se efetuar uma manobra de desvio.
  • Lembre-se que o pre sense front pode travar de forma inesperada. Por isso, arrume a sua carga, para evitar danos e eventuais ferimentos.
  • Como o ESC a funcionar com restrições ou desligado ligação ou com o sistema de assistência nas descidas ligado, ligação determinadas funções do pre sense ficam desligadas.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.