Audi Q7 Assistência ao... Sistemas de assi... Audi active lan...
Válido para: veículos com Audi active lane assist
O "active lane assist" (assistente de manutenção na faixa de rodagem) identifica, dentro dos limites do sistema, as linhas de delimitação da faixa de rodagem com o auxílio de uma câmara no para-brisas. Se o condutor se aproximar de uma linha de delimitação identificada, tendendo a deixar a faixa de rodagem, o sistema avisa com uma intervenção para correção na direção. O condutor pode sobrepor-se a esta intervenção em qualquer momento. Se o condutor passar por uma linha, o volante vibra ligeiramente. O alerta por vibração tem de estar ligado no Infotainment. O "active lane assist" está pronto a intervir, se pelo menos num dos lados da sua faixa de rodagem identificar uma linha de delimitação.
O sistema foi concebido para a condução em autoestradas e estradas principais, pelo que só atua a partir de uma velocidade de aproximadamente 65 km/h (conforme o país).
Válido para veículos com side assist*: Se, com o active lane assist operacional, este considerar uma mudança de faixa crítica, devido a veículos que acompanham a velocidade ou que se estão a aproximar, e o condutor acionar o indicador de mudança de direção, antes de se abandonar a faixa de rodagem sente-se uma intervenção da direção. Desta forma, tenta-se manter o veículo na faixa de rodagem.
Válido para veículos sem side assist*: O sistema pronto a intervir não avisa, se o condutor acionar os piscas antes de passar uma linha de delimitação. O sistema assume neste caso, que o condutor pretende efetuar uma mudança da faixa de rodagem.
Válido para veículos com adaptive cruise control*: Se o sistema concluir pela realização clara de uma situação de ultrapassagem, deixam de se efetuar intervenções de correção na direção ou avisos. Se os pressupostos de compatibilidade estiverem reunidos, nas velocidades inferiores a aprox. 65 km/h (depende do país), o assistente de congestionamento é ligado ligação.
ATENÇÃO
  • O sistema alerta o condutor, através de uma intervenção corretiva na direção, para uma saída da faixa de rodagem. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade da manutenção da faixa de rodagem.
  • O sistema pode ajudar a manter o veículo dentro da sua trajetória, sem, porém, assumir a direção. Manter sempre as mãos no volante.
  • Pode acontecer que, devido p. ex. no caso de travagens a fundo, não se registem intervenções de correção na direção.
  • Pode ocorrer que nem todas as linhas delimitadoras da faixa de rodagem sejam identificadas pela câmara. A intervenção na direção só pode ser realizada do lado em que tiverem sido identificadas as linhas delimitadoras.
  • Pode suceder que outras estruturas da faixa de rodagem ou objetos sejam identificados involuntariamente como linhas delimitadoras. Esta circunstância pode provocar intervenções inesperadas na direção ou a sua ausência.
  • A visibilidade da câmara pode ser obstruída p. ex. por veículos que circulam à frente, pela chuva, neve, fortes salpicos ou pela luz contrária. Daqui resulta o facto de as linhas de delimitação não serem identificadas pelo active lane assist ou serem mal identificadas.
  • Pode ocorrer, que o sistema com o ponto de manobra regulado para «cedo», comute para «tarde» em situações de fraca visibilidade1).
  • Pode ocorrer, que p. ex. no caso de sulcos na faixa de rodagem, piso com inclinação ou vento lateral não sejam suficientes as intervenções na direção, para manter o veículo ao centro da faixa de rodagem.
  • Por razões de segurança, não se pode utilizar o "active lane assist", em estradas com piso degradado e/ou com más condições atmosféricas (como p. ex. estrada escorregadia, nevoeiro, gravilha, chuva intensa, neve e aquaplaning) – perigo de acidente!

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.