Audi Q7 Manutenção e cuidados Rodas Jantes e pneus
Fig. 317Perfil dos pneus: Indicador de desgaste
Fig. 317Perfil dos pneus: Indicador de desgaste
Desgaste dos pneus
Verifique os pneus regularmente quanto a desgaste.
  • Uma pressão dos pneus demasiado baixa/alta aumenta consideravelmente o desgaste dos pneus.
  • A entrada nas curvas a alta velocidade, as acelerações bruscas e as travagens violentas aumentam o desgaste dos pneus.
  • Se se verificar um desgaste extraordinário do pneus, solicite a sua verificação a uma oficina especializada.
  • Mande calibrar as jantas, se sentir vibrações no volante, devido a um desequilíbrio. Caso contrário, os pneus e outros componentes do veículo podem sofrer um desgaste mais rápido.
Indicador de desgaste
No fundo do perfil dos pneus originais estão colocados, transversalmente em relação ao sentido da marcha, indicadores de desgaste Fig. 317 com 1,6 mm de altura. As letras «TWI» ou o triângulo no flanco do pneu identificam a posição do indicador de desgaste.
O mais tardar, quando os pneus estiverem gastos até ao indicador de desgaste, significa que se alcançou a profundidade de perfil mínima permitida 1). Substitua os pneus por pneus novos .
Troca de rodas
Com vista a um desgaste uniforme de todas as rodas recomendamos que se proceda regularmente a uma troca das rodas. Para tal, monte as rodas do eixo traseiro no eixo dianteiro e vice-versa. Deste modo os pneus atingem aproximadamente a mesma duração.
Nos pneus com piso direcional, tenha atenção ao sentido de marcha indicado no flanco do pneu ligação.
Danos encobertos
Os danos nos pneus e nas jantes estão frequentemente encobertos. As vibrações fora do normal e as guinagens unilaterais do veículo poderão ser indício de um pneu danificado. Reduza, de imediato, a velocidade. Verifique os pneus quanto a danos. Se não forem detetados danos exteriores, dirija-se a baixa velocidade e com as necessárias precauções ao serviço de assistência técnica mais próximo e mande inspecionar o veículo.
ATENÇÃO
Um perfil de pneu demasiado pequeno ou diferentes profundidades do perfil dos pneus reduzem a segurança de condução. O que se reflete negativamente, em especial, na capacidade de manobra, no risco de Aquaplaning devido a poças de água profundas, ao circular em curva e no comportamento de travagem - perigo de acidente!

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.