Audi Q7 Manutenção e cuidados Conservar e limpar
Quanto mais tempo as sedimentações como p. ex., resíduos de insetos, excrementos de aves, resinas de árvores ou sal permanecerem na superfície do veículo, tanto mais danos sofrerá esta. As temperaturas elevadas, p. ex. devido a exposição ao sol aumentam o efeito de desgaste.
Previamente à lavagem amoleça a sujidade grosseira com água abundante.
Remova sujidade pertinaz como, p. ex., excrementos de aves ou a resina das árvores da melhor forma com água abundante e um pano de microfibra.
Após o período de uso de sal na estrada durante o inverno, mande lavar também o lado de baixo do seu veículo.
Máquina de lavar de alta pressão
Na lavagem do veículo com um sistema de alta pressão respeite escrupulosamente as instruções de utilização do equipamento. Este preceito aplica-se especialmente à pressão e à distância do jato. Não direcione o jato de limpeza diretamente para as juntas dos vidros laterais, portas, tampas ou do teto de correr*, nem para os pneus, tubos de borracha, material insonorizante, sensores* ou lentes de câmaras*. Mantenha uma distância mínima de 40 cm.
Não remova a neve e o gelo com uma pistola de alta pressão.
Não utilizar em circunstância nenhuma agulhetas de jato redondo ou jato de remoção de sujidades.
A água não deve ter uma temperatura superior a 60 ºC.
Instalações de lavagem automática
Pulverize o veículo com água antes da lavagem.
Assegure-se de que as janelas e o tejadilho* estão fechados e os limpa-vidros desligados. Respeite as indicações do operador da estação de lavagem automática, em particular se existem acessórios montados no seu veículo.
Dê preferência a estações de lavagem sem escovas.
Lavar à mão
Lave o veículo com uma esponja macia ou com uma escova de lavagem de cima para baixo. Utilize exclusivamente produtos de limpeza sem solventes.
Lavagem à mão de veículos com pinturas mate
Para não danificar a pintura ao lavar, primeiro liberte o veículo de poeiras e de sujidade granulosa. Os insetos, manchas de gordura e impressões digitais são removidas da melhor forma com um detergente especial para pinturas com acabamento mate.
Aplique o produto com um pano de microfibra. Para não danificar a superfície da pintura, evite exercer pressão excessiva.
Enxague o veículo abundantemente com água. Lave-o em seguida com um champô neutro e com um pano de microfibra macio.
Enxague novamente o veículo com muita água e deixe-o secar em seguida ao ar. Remova eventuais restos de água com uma camurça.
ATENÇÃO
  • Lave o veículo só com a ignição desligada ou de acordo com as indicações do operador da estação de lavagem - perigo de acidente!
  • Se limpar o lado inferior do piso ou o lado interior das caixas das rodas, proteja-se das peças de metal com arestas vivas - perigo de ferimentos por corte!
  • Após a lavagem o efeito dos travões poderá ocorrer com retardamento devido à humidade, e no inverno devido ao gelo nos discos e nas pastilhas dos travões - risco de acidente! Convém secar primeiro os travões através do efeito de fricção por travagem.
CUIDADO
  • Se lavar o veículo numa estação de lavagens automática, deve rebater os espelhos laterais, para evitar danificá-los. Os espelhos laterais rebatíveis eletricamente* só podem ser rebatidos eletricamente!
  • Compare a largura da via do seu veículo com a distância entre as calhas-guia da instalação de lavagem - perigo de danos nas jantes e pneus!
  • Compare a altura e a largura do veículo com a altura e a largura da passagem da instalação automática - perigo de danos!
  • Não efetue a lavagem sob um sol intenso – perigo de danos na pintura!
  • Não utilize esponjas de remoção de insetos, esponjas de cozinha ásperas ou outros materiais afins – perigo de danos na superfície!
  • Componentes com pintura mate.
    • Não utilize polimento ou cera - perigo de danos na superfície!
    • Nunca utilize programas de lavagem com cera para conservação. Tal poderá inutilizar o efeito da pintura com acabamento mate.
    • Não coloque autocolantes ou plaquetas com íman nas partes do veículo pintadas com acabamento mate, dado que ao retirá-las podem ocorrer danos na pintura.
Aviso sobre o impacto ambiental
Lavar sempre o veículo num local especialmente destinado a esse efeito. Evitar-se-á assim que entre água com resíduos de óleo na rede esgotos.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.