Audi A3  Arranque e marcha  Iluminação e visibilidade  Iluminação exterior
Interruptor das luzes
Movimento a alavanca Fig. 1 para a posição correspondente. Com as luzes acesas acende-se o respetivo símbolo.
0 - Luz desligada. Na versão para certos países, juntamente com a ignição, é ligada/desligada a luz de condução diurna*.
AUTO* - A luz de marcha automática é ligada/desligada dependendo da luminosidade (p.ex. ao fim da tarde, com chuva, num túnel). Nos veículos com luz de condução diurna* integrada, consoante as condições de luminosidade envolventes, ou se liga automaticamente a luz de condução diurna ou a luz de circulação.
- Luz de presença
- Médios
Se tiver trancado o seu veículo, ocorre o seguinte na respetiva regulação do interruptor das luzes:
  • - Médios: toda a iluminação exterior está desligada
  • AUTO*: a função Coming home* é ligada Link
Faróis de nevoeiro/luz(es) de nevoeiro atrás
Premir o botão Fig. 1:
- Farol de nevoeiro
- Luz(es) de nevoeiro traseira(s)
Luz para todas as condições de tempo*
Aplica-se a veículos com faróis de díodos.
- Luz para todas as condições de tempo (este botão substitui o botão dos faróis de nevoeiro .)
Nos veículos com faróis para todo o tempo a iluminação à frente é automaticamente focada, de forma a minimizar o encandeamento do condutor pelos próprios faróis, p. ex. se o piso estiver molhado devido a chuva.
Regulação do alcance dos faróis
Para não encandear o trânsito que circula em sentido contrário com o veículo carregado, o veículo está equipado com regulação do alcance dos faróis.
Em veículos com faróis Xenon* ou faróis de díodos* o alcance dos faróis é regulado automaticamente, mesmo ao travar e ao acelerar.
Nos veículos com faróis de halogéneo o alcance dos faróis tem de ser regulado com botão Fig. 1:
  • Para desengatar o botão, pressione-o ligeiramente.
  • Para reduzir/aumentar o alcance dos faróis, rode o botão na direção 3/0.
  • Para engatar o botão, toque-o novamente ligeiramente.
O - Veículo ocupado à frente, bagageira vazia
1 - Veículo com lotação completa, bagageira vazia
2 - Veículo ocupado totalmente, bagageira carregada
3 - Banco do condutor ocupado, bagageira carregada
Audi adaptive light*
O adaptive light só funciona na posição AUTO do interruptor da luz. No MMI* pode desativar-se a luz adaptativa Link.
Com a luz ligada, o adaptive light adapta-se ao traçado da curva, em função da velocidade e da viragem do volante. Dessa forma a curva beneficia de uma melhor iluminação. O sistema trabalha numa gama de velocidade de aprox. 10 km/h até 110 km/h.
Luz direcional estática* (veículos com adaptive light)- A luz direcional desliga-se a partir de um determinado ângulo de viragem da direção até aprox. 70 km/h e liga-se com os piscas até aprox. 40 km/h. Os setores laterais do veículo são iluminados melhor ao mudar de direção.
Distribuição variável da luz* A distribuição variável da luz adapta a iluminação nas localidades, nas autoestradas ou nas estradas nacionais de forma correspondente. Em veículos com sistema de navegação* podem ser iluminadas também os cruzamentos.
Funcionamento da luz de autoestrada*
(Veículos com adaptive light ou faróis de díodos) - esta função adapta a iluminação em autoestradas em função da velocidade
ATENÇÃO!
  • A luz de circulação automática* tem apenas uma função de apoio. Não desobriga o condutor, de controlar a luz de circulação e de a comutar manualmente de acordo com as condições de luz e de visibilidade. Por exemplo o nevoeiro não pode ser detetado pelos sensores da luz. Por isso ligue nessas condições meteorológicas assim como ao andar na escuridão sempre os médios .
  • Ao utilizar o equipamento de iluminação descrito, tenha por favor as disposições legais em atenção .
Cuidado!
Para que as viaturas atrás não sejam encadeadas, só pode ligar a luz de nevoeiro traseira de acordo com as disposições legais.
Nota
  • O sensor da luz para aluz de marcha automática* encontra-se na fixação do espelho interior. Por isso não cole autocolantes nessa área do para-brisas.
  • Algumas funções da iluminação exterior podem ser reguladas Link.
  • Se com a iluminação exterior ligada retirar a chave da ignição e abrir a porta, soa um vibrador.
  • Em versões destinadas a alguns países, os farolins traseiros não acendem com a luz de condução diurna ligada.
  • Em condições meteorológicas frias ou húmidas os faróis, os piscas e a luz traseiras podem embaciar por dentro, devido à diferença da temperatura entra a área interior e exterior. Se ligar a luz de marcha, eles ficam desembaciados parcial ou totalmente passado pouco tempo. Isso não tem influência sobre a vida útil da instalação de iluminação.
  • Se rebocar com um mecanismo de reboque montado de fábrica um reboque com luzes traseiras de nevoeiro, então as luzes que se acendem são automaticamente só as do reboque.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.