Audi A3  Arranque e marcha  Condução  Ligar e desligar o motor (veículos com fechadura de ignição)
Aplicável aos seguintes veículos: com fechadura da ignição mecânica
Com a chave na fechadura de ignição, a ignição e o motor são ligados.
Bloqueio da direção
Se o volante não girar, significa que o bloqueio da direção está engatado.
Condição prévia para poder engatar o bloqueio da direção: a posição da alavanca seletora P (caixa de velocidades automática*) está engatada.
Para engatar o bloqueio da direção, rode o volante até prender, com a chave da ignição retirada.
Para soltar o bloqueio da direção, insira a chave da ignição na fechadura, rode simultaneamente a chave no -sentido da seta- e o volante.
Ligar/desligar a ignição ou pré-incandescência
Para ligar a ignição, rodar a chave de ignição para a posição -1-.
Para desligar a ignição, rodar a chave de ignição para a posição -0-.
Com a ignição ligada, regista-se a pré-incandescência nas versões diesel .
Pôr o motor a trabalhar
O seu veículo está equipado com arranque automático. Assim que rodar a chave da ignição para a posição -2-, o motor arranca automaticamente.
Caixa de velocidades manual: Pise o pedal da embraiagem totalmente a fundo, e coloque a alavanca das mudanças em ponto morto.
Caixa de velocidades automática: Pise o pedal do travão e coloque a alavanca seletora na posição P ou N.
Rode a chave da ignição brevemente para a posição -2-. A chave de ignição volta automaticamente para a posição -1-. Não acelerar.
No arranque do motor os consumidores elétricos maiores são transitoriamente desligados.
Nos veículos com motor diesel, este pode só arrancar ao fim de alguns instantes, com temperaturas muito baixas. Por isso, há que pisar o pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal do travão (caixa de velocidades automática), até o motor pegar. Durante uma pré-incandescência, a luz de controlo mantém-se acesa.
O tempo de pré-incandescência depende da temperatura do líquido de refrigeração e da temperatura exterior. Com o motor à temperatura normal de serviço ou com temperaturas exteriores acima de +8 °C, a luz de controlo acende-se durante aprox. 1 segundo. Isto significa que o motor pode ser ligado imediatamente.
Caso o motor não pegue logo, interromper o processo de arranque, rodando a chave de ignição para a posição -0-, e repeti-lo após aprox. 30 segundos.
Sistema Start-Stop*
Observe as indicações em Link.
- Avaria no arranque automático
Se a luz de controlo  (motor a gasolina) ou (motor diesel) se acender e surgir a indicação ao condutor Sistema de arranque do motor: Falha. Por favor, dirija-se à Oficina, existe uma avaria no sistema automático de arranque.
Para dar arranque ao motor, mantenha a chave da ignição na posição -2-, até o motor arrancar.
Contactar, sem demora, um serviço de assistência técnica, para eliminar a avaria.
ATENÇÃO!
  • Nunca deixe o motor ligado em recintos fechados - perigo de intoxicação!
  • Nunca puxe a chave do fecho da ignição, enquanto o veículo está em movimento. Caso contrário, o bloqueio da direção irá engatar e já não conseguirá conduzir o veículo - perigo de acidente!
  • Mesmo que só se afaste momentaneamente do veículo, retire sempre a chave da ignição. Esta recomendação aplica-se particularmente quando ficam crianças dentro do veículo. As crianças poderiam ligar o motor ou acionar equipamentos elétricos (p. ex. os comandos dos vidros) - perigo de acidente!
  • Nunca deixe à sós no veículo crianças ou pessoas necessitadas de auxílio. As portas podem ser trancadas com a chave com telecomando, de forma que em caso de emergência as pessoas não conseguem por si sair do veículo. Dependendo da estação do ano, as pessoas podem estar sujeitas a temperaturas muito elevadas ou muito reduzidas dentro do veículo.
Cuidado!
Evite os regimes elevados, não pise o pedal a fundo e evite cargas elevadas do motor, enquanto o motor não tiver atingido a sua temperatura de serviço -perigo de avaria no motor!
Nota sobre o impacto ambiental
Não aquecer o motor com o veículo parado. Arrancar imediatamente. Evitam-se assim emissões desnecessárias de gases tóxicos.
Nota
  • Se a chave da ignição rodar com dificuldade para a posição -1-, movimente o volante para um lado e para o outro, libertando assim a tranca da direção.
  • Depois de arrancar com o motor frio, poderá ouvir transitoriamente ruídos de funcionamento mais fortes devido à formação de pressão de óleo na compensação hidráulica da folga das válvulas. Trata-se de um fenómeno normal e por isso inofensivo.
  • Se a bateria do veículo for desligada e voltar a ser ligada, será necessário aguardar cerca de 5 segundos na posição da ignição -1-, antes de poder voltar a por o motor a trabalhar.
  • Veículos com caixa de velocidades automática: Depois de desligar a ignição só pode retirar a chave de ignição, quando a alavanca de seleção estiver na posição « P » (bloqueio de estacionamento). A seguir a alavanca de seleção fica bloqueada.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.