Audi A3  Arranque e marcha  Caixa de velocidades automática  S tronic
Aplicável aos seguintes veículos: com caixa de velocidades S tronic/interruptores basculantes
O tiptronic permite que o condutor selecione as mudanças também manualmente.
Engatar as velocidades com a alavanca seletora
É possível passar para o funcionamento Tiptronic tanto com o veículo parado como em andamento.
Para mudar para o funcionamento tiptronic, pressionar a alavanca seletora da posição D/S, para a direita, para a via das mudanças tiptronic. Logo que a caixa de velocidades tenha engrenado a mudança, é indicada no mostrador do painel de instrumentos a posição da alavanca seletora M Fig. 3. por ex. M4 significa que a 4.ª velocidade está engrenada.
Para selecionar uma mudança progressiva, empurrar a alavanca seletora para a frente -+- Fig. 1.
Para diminuir a relação, empurrar a alavanca seletora para a trás ---.
Engatar as velocidades com os interruptores basculantes*
Os interruptores basculantes podem ser operados, quando a alavanca seletora estiver nas posições D/S ou M (= via das mudanças tiptronic).
Para passar para a mudança seguinte, premir brevemente o interruptor basculante -+- Fig. 2.
Para passar para a mudança anterior, premir brevemente o interruptor basculante ---.
Nas posições D/S da alavanca seletora, ao tocar-se os interruptores basculantes, o funcionamento automático é abandonado durante algum tempo. Para, após a comutação manual, voltar de novo para o funcionamento automático, tocar o interruptor basculante -+- Fig. 2 durante aprox. 1 seg.
Para engrenar manualmente em permanência com os interruptores basculantes, pressionar a alavanca seletora da posição D/S, para a direita, para a via das mudanças tiptronic.
A caixa de velocidades comuta automaticamente para uma velocidade superior ou inferior, antes de se alcançar uma rotação crítica do motor.
A caixa de velocidades só permite comutações manuais, se a rotação do motor se situar dentro da gama de rotações permitida.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.