Audi A3  Arranque e marcha  Caixa de velocidades automática  S tronic
No modo de roda livre, pode poupar combustível se adotar um estilo de condução precavido, uma vez que o motor e a caixa de velocidades são desacoplados. O veículo prossegue a marcha em regime de ralenti, sem o efeito de travagem do motor. Utilize o modo de roda livre, por exemplo, para desacelerar o veículo atempadamente antes de entrar numa localidade.
Ativar o modo de roda livre
Pré-requisitos: no drive select*, selecione uma vez o modo efficiency Link, coloque a alavanca seletora na posição D, a velocidade do veículo encontra-se entre os 20 km/h e os 160 km/h, está a circular numa descida ou subida mínima.
Tire o pé do acelerador.
Se se tiver selecionado a vista « Computador de bordo », surge a indicação ao condutor Roda livre. Enquanto o veículo rola, o motor roda no ralenti.
Interromper o modo de roda livre
Acione o pedal do travão ou do acelerador.
Para reaproveitar a força de travagem e a marcha em desaceleração do motor, basta um leve toque no pedal do travão.
A aplicação combinada de modo de roda livre (= rolar mais comprido com pouco dispêndio de energia) e desconexão por impulso (= rolar mais curto sem consumo de combustível) pode ajudar a melhorar o consumo de combustível e o balanço das emissões.
ATENÇÃO!
  • Com o modo de roda livre ativado, o efeito de travagem do motor não está disponível e o veículo não desacelera como habitualmente ou pode circular mais depressa em descidas - perigo de acidente!
  • Se o veículo tiver outros condutores, convém chamar-lhes a atenção para o modo de roda livre.
Nota
  • O modo de roda livre só está disponível no modo efficiency (drive select*) .
  • A informação ao condutor Roda livre só apresentada na indicação do consumo atual. No modo de roda livre, a velocidade engrenada já não é indicada (p. ex.: E em vez de E7).
  • Em descidas a partir dos 15%, o modo de roda livre é automaticamente desativado temporariamente.
  • O modo de roda livre não está disponível se o sistema de regulação da velocidade* ou o adaptive cruise control* estiverem ativados.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.