Audi A3  Assistência ao condutor  Sistemas de assistência  Audi adaptive cruise control
Aplicável aos seguintes veículos: com Audi adaptive cruise control e Audi pre sense front
As indicações gerais são válidas para adaptive cruise control* e pre sense front* Link.
A zona do sensor de radar Fig. 1 não pode ficar tapada com autocolantes, sedimentos ou outro tipo de substâncias, dado que podem prejudicar o funcionamento do adaptive cruise control e do pre sense front. Instruções sobre a limpeza Link. O mesmo aplica-se a alterações técnicas na zona dianteira.
Em certas situações de condução o funcionamento do adaptive cruise control e do pre sense front fica limitado.
  • Os objetos só podem ser detetados se estiverem dentro do raio de identificação do sensor Fig. 2.
  • Os veículos que circulam à frente, que circulam em vias desencontradas ou que se atravessam à frente do próprio veículo só são identificados pelo sistema com algumas limitações.
  • Os veículos de difícil identificação, p. ex. os veículos de duas rodas que circulam à frente, veículos com uma grande altura ao solo ou com carga saliente, não são muitas vezes identificados ou só o são tardiamente.
  • Na condução em curvas Link.
  • Se houver objetos parados Link.
ATENÇÃO!
Mesmo quando o adaptive cruise control está ligado e o pre sense front Link ativado, é necessário também prestar permanentemente atenção ao trânsito. A responsabilidade pelo início da marcha, pela própria velocidade e pela distância do próprio veículo em relação aos outros cabe sempre ao condutor. O pre sense front é um sistema de apoio. Para evitar uma colisão, o condutor tem de intervir sempre pessoalmente. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade por uma travagem atempada.
  • Por razões de segurança, não se pode utilizar o adaptive cruise control, em estradas com muitas curvas, em pisos adversos e/ou com más condições atmosféricas (como p. ex. estrada escorregadia, nevoeiro, gravilha, chuva intensa e aquaplaning) – perigo de acidente!
  • Desativar transitoriamente o adaptive cruise control antes de entrar num desvio, numa saída de autoestrada ou numa zona de obras Evita-se assim que o veículo acelere até à velocidade programada, também nestas situações.
  • O adaptive cruise control não trava automaticamente, quando se assenta o pé no pedal do acelerador. Esta pressão pode sobrepor-se ao controlo da velocidade e da distância.
  • Numa aproximação a obstáculos fixos como, por ex., a extremidade de um engarrafamento, o adaptive cruise control não reage e o pre sense front funciona com limitações.
  • O adaptive cruise control e o pre sense front não reagem a pessoas, animais, nem a veículos que se atravessem ou avancem em sentido contrário.
  • Os objetos refletores, como p. ex. barreiras de proteção ou a entrada num túnel, a forte precipitação e a formação de gelo podem afetar o funcionamento do sensor do radar.
Cuidado!
O sensor pode ser desajustado devido a embates ou danos nos para-choques, nas cavas das rodas e na substrutura. O adaptive cruise control e o pre sense front poderiam ficar danificados. Mandar verificar a sua operacionalidade num serviço de assistência técnica.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.