Audi A3  Assistência ao condutor  Tecnologia inteligente  Controlo eletrónico de estabilidade (ESC)
O programa eletrónico de estabilidade (ESC) contribui para a segurança na estrada. Reduz o perigo de despistes e melhora a estabilidade na condução. Situações limites na dinâmica da condução como p.ex. sobre viragem e sub viragem do veículo ou derrapagem das rodas da tração são detetadas pelo ESC. Através de uma intervenção seletiva nos travões ou de uma redução do binário do motor, o veículo é estabilizado. Assim que o ESC desencadear uma intervenção, a luz avisadora começa a piscar no painel de instumentos.
No ESC estão integrados os seguintes sistemas:
Sistema antibloqueio (ABS)
O ABS evita o bloqueio das rodas na travagem, até pouco antes do o veículo se imobilizar. Deste modo, o veículo mantém-se controlável, mesmo numa travagem a fundo. Carregar no pedal do travão sem interrupções – não bombear! O processo de controlo manifesta-se através de um movimento pulsante do pedal do travão.
Sistema de assistência à travagem
O sistema de assistência nas descidas pode encurtar o trajeto até à imobilização do veículo. A força da travagem é reforçada, quando o condutor pisa o pedal dos travões rapidamente em situações de travagem de emergência. O pedal do travão tem de ser carregado, neste caso, até a situação de risco estar ultrapassada. Nos veículos com ACC adaptive cruise control* o sistema de assistência à travagem reage com mais sensibilidade, se for detetada uma distância demasiado curta até ao veículo que circula na dianteira.
Controlo de tração (ASR)
O ASR reduz a tração do motor, se as rodas estiverem a patinar, e ajusta a força às condições da faixa de rodagem. Facilita-se assim o arranque, a aceleração e a condução em subidas.
Bloqueio eletrónico do diferencial (EDS)
O EDS desacelera uma roda em patinagem e transmite a tração à outra ou às outras rodas motrizes (tração integral*). Esta função não está disponível no caso de velocidades mais elevadas.
A fim de que o disco do travão da roda desacelerada não aqueça excessivamente, o EDS desliga-se automaticamente no caso de uma grande solicitação. O veículo mantém-se operacional. Assim que o travão tiver arrefecido, o EDS volta a ligar-se automaticamente.
Recomendação relativa à direção
O ESC apoia adicionalmente a estabilização do veículo, através de uma alteração do binário de direção.
Estabilizador do reboque1)
Os conjuntos atrelados tendem a entrar em movimento pendular. Se forem detetados movimentos pendulares do reboque no veículo rebocador através do ESC, o veículo rebocador é automaticamente desacelerado pelo ESC e o conjunto atrelado estabilizado Link.
Controlo seletivo do binário das rodas
Quando se descrevem curvas, entra em ação o controlo seletivo do binário das rodas. A roda dianteira ou as duas todas do lado interior da curva são seletivamente desaceleradas, em caso de necessidade. Assim conseguem-se fazer as curvas de forma mais precisa.
Assistente de travagem automática em caso de colisão eminente
O « assistente de travagem automática em caso de colisão eminente » pode ajudar a reduzir o risco de derrapagem e o risco de existirem outras colisões no caso de um acidente. Se o aparelho de comando do airbag registar uma colisão a partir de uma determinada velocidade do veículo, este será travado pelo ESC.
O veículo não será travado automaticamente se:
  • o condutor carregar no pedal do acelerador ou
  • a pressão de travagem, ao pisar o pedal do travão, for mais forte do que a pressão de travagem desencadeada pelo sistema ou
  • o ESC, o sistema de travagem ou a rede de bordo não estiverem operacionais.
ATENÇÃO!
  • O ESC e os seus sistemas integrados também não conseguem ultrapassar as limitações impostas pela física. Há que ter este facto em especial atenção quando o piso está escorregadio e húmido. Quando os sistemas estão em processo de controlo, é necessário ajustar imediatamente a velocidade às condições do piso e do trânsito. O mais alto grau de segurança proporcionado não deverá induzir a que se corra um maior risco – perigo de acidente!
  • Tenha em atenção, que o risco de acidente aumenta, quando se conduz a velocidade elevada, em especial nas curvas e em piso escorregadio ou molhado ou quando se conduz muito próximo do veículo da frente. O ESC e os seus sistemas integrados também não conseguem evitar acidentes – perigo de acidente!
  • Na aceleração em piso escorregadio uniforme, por exemplo com gelo e neve, acelere com prudência. As rodas motrizes podem patinar, apesar dos sistemas de controlo montados, prejudicando desse modo a estabilidade direcional – perigo de acidente!
Nota
  • O ABS e o ASR só funcionam em perfeitas condições, se as quatro rodas estiverem equipadas com pneus iguais. Eventuais diferenças no perímetro dos pneus podem dar origem a uma redução não desejada da potência do motor.
  • Quando os referidos sistemas se encontram em processo de controlo, poderão ouvir-se ruídos de funcionamento.
1) Não disponibilizado na versão para certos países.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.