Audi A3  Segurança  Sistema de airbags  Airbag dos joelhos
Aplicável aos seguintes veículos: com airbag dos joelhos
O sistema de airbags dos joelhos pode oferecer uma proteção adicional ao condutor, se este tiver o cinto de segurança colocado.
O airbag dos joelhos no lado do condutor encontra-se no painel de instrumentos, por baixo do volante Fig. 1.
O airbag dos joelhos oferece uma proteção adicional aos joelhos e à parte superior das coxas do condutor, apoiando, assim, a função de proteção do cinto de segurança.
Para além da sua função de segurança normal, o cinto de segurança retém o condutor na sua posição, em caso de uma colisão frontal, para que o airbag possa protegê-lo adicionalmente.
O sistema de airbags não pode substituir os cintos de segurança. Consiste mais num componente de todo o sistema de retenção do seu veículo. Lembre-se sempre que o sistema de airbags só o pode proteger, se tiver o cinto de segurança colocado de forma correta. Por este motivo, deve ter sempre o cinto de segurança colocado: não apenas porque é obrigatório por lei Link.
Lembre-se igualmente de que os airbags só são disparados uma vez e apenas em determinados acidentes - os seus cintos de segurança servem para o proteger também naqueles acidentes em que os airbags não são disparados ou que já tenham sido disparados uma vez, p. ex., se o seu veículo tiver colidido com um segundo veículo depois do primeiro choque.
Esta é apenas uma razão, pela qual um airbag não pode substituir um cinto de segurança. O sistema de airbags é mais eficaz, se for utilizado em conjunto com os cintos de segurança. Coloque sempre o cinto de segurança da forma correta.
É importante lembrar que o sistema de airbags dos joelhos foi concebido para reduzir a probabilidade de graves lesões; que o disparo dos airbags pode provocar outras lesões como, por ex., hematomas, contusões, abrasões mais ligeiras e queimaduras por fricção.
O sistema de airbags dos joelhos (lado do condutor) é essencialmente composto por:
  • aparelho de comando eletrónico
  • um airbag insuflável (airbag e gerador de gás) para o condutor
  • luz de aviso do airbag no painel de instrumentos
O sistema de airbags dos joelhos não é disparado nos seguintes casos:
  • se a ignição estiver desligada
  • em caso de colisões frontais, caso a taxa de desaceleração medida pelo aparelho de comando seja demasiado baixa
  • em caso de colisões laterais
  • em caso de abalroamento ao seu veículo
  • em caso de capotamento
  • em caso de avaria no sistema (luz de aviso/luz de controlo ligada) Link.
ATENÇÃO!
  • O cinto de segurança e o sistema de airbags dos joelhos só podem proteger o condutor, se este estiver devidamente sentado no seu lugar Link.
  • Mande reparar o sistema quanto antes no seu concessionário Audi, caso a luz de aviso do airbag se acenda em andamento Link.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.