Audi A3  Manutenção e cuidados  Controlar e reatestar  Sistema de refrigeração
Verificar o nível do líquido de refrigeração
Colocar o veículo num plano horizontal.
Desligar a ignição.
Controlar o nível do líquido de refrigeração no reservatório de expansão Fig. 1. Com o motor frio, o nível deverá situar-se entre as marcas. Com o motor quente, poderá situar-se também um pouco acima da marca superior.
Reabastecer o líquido de refrigeração
Motor-híbrido-plug-in*: O seu veículo está equipado com dois reservatórios do líquido de refrigeração, independentes entre si. Não é permitido abrir o circuito do agente refrigerante do ar condicionado Link.
Condição para reatestar no depósito de compensação Fig. 1: Ainda tem de existir um resto de líquido de refrigeração no reservatório de expansão Cuidado!.
Deixar arrefecer o motor.
Cobrir o tampão do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento e desenroscá-lo, com cuidado, para a esquerda ATENÇÃO!.
Reatestar líquido de refrigeração na proporção de mistura certa Link até à marca superior.
Ter atenção para que o nível do líquido permaneça estável. Reabastecer líquido de refrigeração, se necessário.
Enroscar firmemente o tampão.
Uma perda de líquido de refrigeração é atribuível, em primeiro lugar, à existência de fugas. Contactar, sem demora, um serviço de assistência técnica e mandar verificar o sistema de refrigeração. Se o sistema de refrigeração estiver estanque, as perdas de líquido podem ser atribuídas ao seu sobreaquecimento, entrando em ebulição e escapando-se do sistema devido a pressão.
ATENÇÃO!
  • O sistema de refrigeração encontra-se sob pressão! Não abrir o tampão do reservatório de expansão do líquido de refrigeração com o motor quente – perigo de queimaduras!
  • O aditivo do líquido de refrigeração e o próprio líquido de refrigeração são prejudiciais à saúde. O aditivo deve ser guardado na embalagem original, fora do alcance das crianças – perigo de intoxicação!
  • Nos trabalhos a realizar no compartimento do motor terá de contar, mesmo com a ignição desligada, com a possibilidade de o ventilador se ativar automaticamente – perigo de lesões!
Cuidado!
Não reatestar líquido de refrigeração, se o reservatório de expansão estiver vazio. Poderia entrar ar no sistema de refrigeração - perigo de danificar o motor! Neste caso, não continue a circular. Contactar um serviço de assistência técnica.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.