Audi A3  Manutenção e cuidados  Jantes e pneus  Jantes
Recomendamos-lhe que confie todos os trabalhos a realizar nos pneus e nas jantes a um serviço de assistência técnica. Este serviço possui todos os conhecimentos técnicos necessários, e está equipado com as ferramentas especiais e peças de substituição necessárias.
No início, os pneus novos ainda não têm a aderência dos pneus ideal. Conduza os primeiros 500 km com os pneus novos com cuidado e a uma velocidade constante.
Montar nas 4 rodas unicamente pneus do mesmo tipo de construção, dimensão (perímetro) e, se possível, com o mesmo desenho.
Não substitua os pneus individualmente, mas sim por eixo.
Recomendamos a utilização de pneus originais Audi. Se pretender utilizar outros pneus, lembre-se que os pneus podem apresentar dimensões muito díspares, apesar de possuírem a mesma dimensão nominal ATENÇÃO!.
Se pretender equipar o seu veículo com outra combinação de jantes/pneus, que não a que vem montada de fábrica, informe-se junto da sua oficina especializada, antes de efetuar a compra ATENÇÃO!.
Se a roda sobresselente* for duma versão diferente das que estão montadas - por exemplo pneus de inverno ou pneus largos - só pode ser utilizada por pouco tempo e adotando uma condução cautelosa. Terá de ser substituída, o mais rapidamente possível, por uma roda normal.
Nos veículos com tração integral todas as 4 rodas têm de ser equipadas com pneus com as mesmas medidas, tipo de construção, desenho do piso e marca, a fim de que o sistema de tração não seja danificado pela existência de diferenças de rotação. Por esta razão, em caso de furo utilize apenas uma roda de substituição*, que tenha o mesmo perímetro de rolamento que os pneus normais.
Data de fabrico
A data de fabrico está indicada no flanco do pneu (eventualmente apenas no lado de dentro da roda):
DOT ... 2214 ...
significa por exemplo que o pneu foi produzido na 22.ª semana do ano 2014.
Pneus originais Audi
Os pneus Audi Original com a identificação « AO » ou « RO » foram desenhados especialmente para o seu Audi. Com uma utilização correta, estes pneus oferecem os mais altos padrões de segurança e propriedades de condução. A sua oficina especializada informa-o de bom grado.
ATENÇÃO!
  • Utilize apenas combinações de pneus/jantes e respetivos parafusos da roda autorizados pela Audi. Caso contrário, podem surgir danos no veículo, que podem resultar num acidente.
  • Por motivos técnicos, não é possível utilizar jantes de outros veículos - em alguns casos, nem mesmo as jantes do mesmo modelo de veículo.
  • Certifique-se sempre de que os pneus que escolheu apresentam um espaço de manobra suficiente. Os pneus de substituição não podem ser selecionados exclusivamente pelas suas medidas nominais, pois podem apresentar grandes diferenças, apesar de terem medidas nominais idênticas. A falta de rolamente livre pode danificar os pneus ou a viatura e portanto afetar a segurança rodoviária - perigo de acidente!
  • Os pneus com mais de 6 anos só deverão ser utilizados em caso de emergência e se forem tomadas as devidas precauções na condução.
  • Não é autorizado neste veículo o uso de pneus com características de emergência! A sua utilização não autorizada pode dar origem a danos ou no veículo mesmo a acidentes.
  • Se montar tampões das rodas posteriormente, tenha atenção à alimentação de ar suficiente para refrigeração do sistema de travões - perigo de acidente!

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.