Audi A5/S5   Utilização   Condução  Fechadura da ignição
Com a chave da ignição é ligada a ignição e dado arranque ao motor.
Pôr o motor a trabalhar
Coloque a chave no fecho da ignição.
Caixa de velocidades manual: pisar o pedal da embraiagem até ao fundo e colocar a alavanca das mudanças em ponto morto.
Caixa de velocidades automática: pise o pedal do travão e coloque a alavanca de selecção na posição P ou N.
Pressione brevemente a chave. O motor arranca.
Nos veículos com motor diesel, este pode só arrancar ao fim de alguns instantes, quando as temperaturas são muito baixas. Por isso, há que pisar a embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal do travão (caixa de velocidades automática), até o motor pegar. Durante uma pré-incandescência, a luz de controlo acende-se.
Ligar/desligar a ignição
Pretendendo-se só ligar a ignição, sem arrancar o motor, proceder da seguinte forma:
Coloque a chave no fecho da ignição.
prima por breves instantes na chave sem carregar na embraiagem (caixa de velocidades manual) ou no pedal dos travões (caixa de velocidades automática).
Para desligar a ignição, prima de novo a chave.
A pré-incandescência dos veículos a diesel é feita automaticamente ao ligar-se a ignição.
Ao pôr o motor a trabalhar, os maiores consumidores de electricidade são desligados transitoriamente.
Só se pode extrair a chave, se o motor e a ignição estiverem desligados Link.
Se o motor não pegar imediatamente, o processo de arranque é automaticamente interrompido ao fim de pouco tempo. Repetir o processo de arranque.
Caixa de velocidades automática*
Para impedir a descarga da bateria, o motor e a ignição são desligados automaticamente sob determinados pressupostos, entre outros:
  • o veículo já efetuou a deslocação.
  • a porta do condutor é aberta.
  • o cinto de segurança do condutor é retirado.
  • o pedal do travão não é acionado.
  • O veículo está parado.
Neste caso a luz dos médios ligada é substituída pela luz de presença. Decorrido algum tempo ou se o veículo for trancado, a luz de presença é desligada.
ATENÇÃO!
  • Nunca deixe o motor ligado em recintos fechados - perigo de intoxicação!
  • Não retirar nunca a chave da fechadura da ignição enquanto o veículo estiver em movimento. De contrário, o bloqueio da direcção pode engatar subitamente e deixa de se ter controlo sobre a direcção.
  • Leve sempre consigo a chave, se sair do veículo. De outra forma, o motor pode ser posto a trabalhar ou podem ser accionados equipamentos eléctricos, como p.ex. os elevadores dos vidros. Isto pode originar lesões graves.
  • Nunca deixe à sós no veículo crianças ou pessoas necessitadas de auxílio. As portas podem ser trancadas com a chave com telecomando, de forma que em caso de emergência as pessoas não conseguem por si sair do veiculo. Dependendo da estação do ano, as pessoas podem estar sujeitas a temperaturas muito elevadas ou muito reduzidas dentro do veículo.
Cuidado!
Evitar os regimes elevados, evitar as acelerações a fundo e as cargas elevadas do motor, enquanto este não tiver atingido a sua temperatura de serviço - perigo de avaria no motor!
Nota sobre o impacte ambiental
Não aquecer o motor com o veículo parado. Arrancar imediatamente. Evitam-se assim emissões desnecessárias de gases tóxicos.
Nota
  • Se a chave não se puder tirar do fecho da ignição, pode retirar a chave de emergência, para trancar o veículo Link.
  • Depois do arranque do motor frio poderão ouvir-se transitoriamente ruídos de funcionamento mais fortes, dado ser necessária a formação de pressão de óleo na compensação hidráulica da folga das válvulas. Trata-se de um fenómeno normal e, por isso, inofensivo.
  • Se abandonar o veículo com a ignição ligada, esta desliga-se decorrido um certo período de tempo. Certifique-se de que consumidores, tais como a iluminação exterior são também desligados.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.