Audi A5/S5   Utilização   Condução  Sistema Start-Stop
Aplicável aos seguintes veículos: com sistema Start-Stop
Veículos com caixa de velocidades manual
Com o veículo parado, seleccionar o ralenti e soltar o pedal da embraiagem. O motor é desligado. No visor do painel de instrumentos aparece a luz de controlo , no computador de bordo* adicionalmente .
Carregando no pedal da embraiagem, o motor volta a arrancar. A luz de controlo apaga-se.
Veículos com caixa de velocidades automática
Travar o veículo até à imobilização e permanecer com o pé sobre o pedal do travão. O motor é desligado. No visor do painel de instrumentos aparece a luz de controlo , no computador de bordo* adicionalmente .
Ao tirar-se o pé do pedal do travão, o motor volta a trabalhar. A luz de controlo apaga-se.
Outras informações sobre a caixa de velocidades automática
O motor é parado nas posições da caixa de velocidades P, D/S e N e no modo manual. Na posição P da caixa de velocidades o motor também fica parado, quando tira o pé do travão. O motor só volta a trabalhar, quando puser um outro nível de marcha e soltar o travão.
Se durante uma fase de Stop seleccionar a posição R, o motor volta a trabalhar.
Passar rapidamente de D/S para P, para evitar um aranque indesejado do motor, se for feita uma passagem por R.
Pode comandar você próprio, se o motor é desligado ou não, diminuindo ou aumentando a força exercida no travão. Se p. ex. pisar o travão no trânsito Stop-and-Go ou ao mudar de direcção apenas ligeiramente, não é iniciada nenhuma fase de Stop em caso de imobilização do veículo. Logo que pisar o travão com mais força, o motor é desligado.
Nota
  • Durante uma fase de Stop pise o pedal do travão, para segurar o veículo contra o descaimento.
  • Quando parar e o sistema Start-Stop desligar o motor, a ignição permanece ligada. Antes de abandonar o veículo, certificar-se de que a ignição está desligada.
  • Premindo durante uma fase de Stop o botão START ENGINE STOP*, a ignição é desligada.
  • Se se deixar o motor « ir abaixo », pode-se dar-lhe directamente novo arranque, carregando imediatamente no pedal da embraiagem.
  • Em certas versões do modelo a indicação no visor difere ligeiramente.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.