Audi A5/S5   Utilização   Condução  Sistema de controlo da velocidade
Aplicável aos seguintes veículos: com sistema de controlo da velocidade
O sistema de controlo da velocidade permite a circulação a uma velocidade constante, a partir dos 30 km/h.
Puxe a alavanca para a posição -1- Fig. 1, para ligar o sistema.
Circular à velocidade que se pretende definir.
Para memorizar a velocidade, premir o botão -A-.
A velocidade memorizada e o símbolo verde são mostrados no visor Fig. 2. A indicação pode variar, dependendo do estado do visor. Adicionalmente acende a luz de controlo no painel de instrumentos.
Através de um ajuste da potência do motor ou de uma intervenção activa dos travões, a velocidade é mantida constante.
ATENÇÃO!
  • Mesmo com o sistema de controlo da velocidade activado, é necessário prestar uma atenção permanente ao trânsito. A responsabilidade pela velocidade e pela distância até aos outros veículos está sempre nas mãos do condutor.
  • Por razões de segurança, não se pode utilizar o sistema de controlo da velocidade no ciclo urbano, no trânsito congestionado, em estradas com muitas curvas e em pisos adversos (como p. ex. estrada escorregadia, nevoeiro, gravilha, chuva intensa e aquaplaning) – perigo de acidente!
  • Desactivar transitoriamente o sistema de controlo da velocidade antes de se entrar num desvio, numa saída de auto-estrada ou numa zona de obras.
  • Ter em atenção que, carregando « inadvertidamente » no pedal do acelerador, o sistema de controlo da velocidade deixará de travar. E explicação reside no facto de o sistema de controlo da velocidade ser neutralizado pela aceleração do condutor.
  • Se, com o sistema de controlo da velocidade ligado, se registar uma falha nos travões (p. ex. sobreaquecimento), é possível desligar a intervenção activa nos travões. As outras funções da instalação de regulação da velocidade permanecem activos, enquanto a luz de controlo estiver acesa.
Nota
  • Veículos com caixa de velocidades manual: A velocidade regulada só pode ser alcançada, quando a velocidade engatada o permite e o motor não é levado a rotações excessivas ou já não trabalha regularmente. É, por isso, importante engatar atempadamente uma velocidade superior ou inferior.
  • Em caso de travagem automática, acendem-se as luzes de travagem.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.