Audi A5/S5   Utilização   Audi adaptive cruise control e braking guard  Audi braking guard
Aplicável aos seguintes veículos: com adaptive cruise control
O Audi braking guard funciona com um sensor de radar. Dentro dos limites do sistema, também funciona com o adaptive cruise control desligado.
Capacidades do Audi braking guard
Em caso de detecção atempada, o sistema pode classificar a situação de perigo em que um veículo que circula à frente trava ou o próprio veículo se aproxima, a alta velocidade, de um veículo que roda a velocidade claramente inferior. Se não for possível uma identificação, o Audi braking guard não reage.
O sistema chama a atenção para situações de perigo distintas:
  • O alerta da distância é emitido, se circular mais demoradamente a uma distância insuficiente. Se o veículo que circula à frente travar a fundo, deixa de ser possível evitar a colisão. Isso é indicado por meio da luz de controlo no visor do painel de instrumentos.
  • O alerta de colisão é emitido, se circular à frente um veículo a uma velocidade claramente inferior ou se esse veículo travar a fundo. Se for dado este alerta, já só pode ser evitada uma possível colisão através de uma manobra de desvio ou de travagem a fundo. Uma luz avisadora e uma indicação no visor Fig. 1 chamam a atenção para o perigo. Ao mesmo tempo ouve-se um sinal acústico.
Se, numa situação de perigo, o condutor não reagir ou reagir inadequadamente, o Audi braking guard presta assistência através de intervenções nos travões ou da visualização da informação Intervenção do braking guard.
  • Em caso de ameaça de colisão, é dado primeiro um Aviso urgente que se manifesta num esticão no travão.
  • Se não reagir ao aviso crítico, o "Audi braking guard" poderá travar dentro dos limites do sistema 1). Desta forma é reduzida a velocidade no caso de uma possível colisão.
  • A uma velocidade inferior a 30 km/h, pode desencadear uma redução total pouco antes de uma colisão1).
  • Se o Audi braking guard constatar que o condutor não está a travar suficientemente perante a ameaça de uma colisão, ele aumentará a pressão de travagem.
Que funções podem ser operadas?
No rádio/MMI* pode-se ligar e desligar o Audi braking guard e os avisos de distância/colisão Link.
ATENÇÃO!
O Audi braking guard é um sistema de assistência e não pode evitar, por si mesmo, uma colisão. O condutor tem de intervir sempre. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade por uma travagem atempada.
Nota
  • O condutor pode interromper a intervenção de travagem, se ele próprio efectuar a travagem, acelerar de forma clara ou se efectuar uma manobra de desvio.
  • Avisos de erro no Audi braking guard Link.
  • Ter em linha de conta, que o "Audi braking guard" pode travar sem se esperar. Por isso, arrume a sua carga, para evitar danos e eventuais ferimentos.
1) Não disponibilizado na versão para certos países.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.