Audi A5/S5   Instruções de serviço   Conservar e limpar  Conservação do exterior do veículo
Quanto mais tempo os resíduos de insectos, excrementos de aves, resinas das árvores, poeiras das estradas e industriais, manchas de alcatrão, partículas de fuligem, sais antigelo e outros sedimentos agressivos permanecerem aderidos à superfície do veículo, mais persistente será o seu efeito destruidor. As temperaturas elevadas, p. ex. devido a uma exposição ao sol, e o orvalho nocturno aumentam o efeito cáustico.
No final da época de aplicação de sais antigelo é imprescindível lavar também minuciosamente a parte inferior do veículo.
Instalações de lavagem automática
Antes de uma lavagem automática é necessário observar as precauções habituais (fechar as janelas e o tecto de abrir). No caso de haver peças especiais montadas no seu veículo - p. ex. spoilers, porta-bagagens no tejadilho, antenas de emissores-receptores, deverá alertar o responsável da instalação automática.
Dar preferência às instalações de lavagem sem escovas.
Lavagem por sistema de alta pressão
Na lavagem do veículo com um sistema de alta pressão respeite escrupulosamente as instruções de utilização do equipamento. Este preceito aplica-se especialmente à pressão e à distância do jacto. Guardar uma distância suficiente em relação aos materiais maleáveis, como tubagens de borracha e material de insonorização, bem como sensores Link.
Não utilizar em circunstância nenhuma agulhetas de jacto redondo ou jacto de remoção de sujidades.
Lavagem manual
Na lavagem manual começar por dissolver a sujidade com água abundante e enxaguá-la o melhor possível.
Limpar em seguida o veículo com uma esponja macia, uma luva de lavagem ou uma escova própria sem exercer uma grande pressão. Realizar os movimentos de cima para baixo - começando no tejadilho. Só utilizar champô se houver sujidades persistentes.
Lavar meticulosamente a esponja ou a luva de lavagem a pequenos intervalos.
Guardar para o fim as rodas, embaladeiras etc. Utilizar para este efeito uma segunda esponja.
ATENÇÃO!
  • Só lavar o veículo com a ignição desligada – perigo de acidente!
  • Proteja as mãos e os braços do contacto com peças de metal com arestas vivas, quando limpar a zona inferior do chassis, o lado interior das cavas das rodas ou os tampões das rodas – perigo de lesão por corte.
  • Quando o veículo é lavado no Inverno: a presença de humidade e gelo no sistema de travões pode prejudicar a eficácia de travagem – perigo de acidente!
Cuidado!
  • O veículo não deve ser lavado sob um sol intenso – perigo de danos na pintura.
  • Não utilizar esponjas de remoção de insectos, esponjas de cozinha ásperas ou outros materiais afins – perigo de danos na superfície.
  • A intervalos periódicos, p. ex. quando se abastece o veículo, remover a sujidade mais agarrada (como resíduos de insectos) dos faróis. Não limpar nunca os faróis com um pano ou uma esponja secos, mas sempre humedecidos. Utilizar de preferência uma solução de água e sabão.
  • Em especial os pneus não devem ser nunca lavados com agulhetas de jacto redondo. Mesmo que se utilize uma distância do jacto maior e que o tempo de actuação seja curto, poderão registar-se danos.
  • Se lavar o veículo numa instalação de lavagens automáticas, deve dobrar os espelhos exteriores, para evitar danos nos espelhos exteriores. Os espelhos exteriores com função de recolha elétrica* não podem ser manuseados com a mão, mas sempre através do sistema elétrico!
Nota sobre o impacte ambiental
Lavar sempre o veículo num local especialmente destinado a esse efeito. Evitar-se-á assim que entre água com resíduos de óleo na rede esgotos. Em certas regiões a lavagem de automóveis fora desses locais reservados é inclusivamente proibida.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.