Audi A5/S5   Instruções de serviço   Conservar e limpar  Conservação do interior do veículo
Os tecidos e revestimentos de tecido (p. ex. bancos, forros das portas, etc.) devem ser aspirados periodicamente com um aspirador. Removem-se deste modo as partículas de sujidade que tenham aderido à superfície e que, com o tempo, podem penetrar nos tecidos. Não se deve utilizar dispositivos de limpeza com vapor de água, pois este pode introduzir a sujidade dentro do tecido e fixá-la.
Limpeza normal
Recomendamos, em princípio, que se utilize na limpeza uma esponja macia ou um pano de limpeza de microfibras à venda no mercado. As escovas devem ficar reservada à limpeza de tapetes e alcatifas, pois podem danificar a superfície de outro tipo de têxteis.
No caso de sujidades superficiais não específicas a limpeza pode ser realizada com espuma de limpeza à venda no mercado. A espuma é aplicada com uma esponja macia na superfície do tecido, esfregando-se muito levemente. Deve-se evitar encharcar os tecidos. Em seguida a espuma é retirada com panos secos e absorventes (p. ex. de microfibras) e, depois de seco, o tecido é aspirado.
Remoção de nódoas
As nódoas provocadas por bebidas (p. ex. café, sumos, etc.) podem ser eliminadas com uma solução com detergente suave. Esta solução é aplicada com uma esponja. No caso de nódoas persistentes pode-se aplicar um tira-nódoas especial directamente sobre a nódoa e deixá-la actuar. Em seguida é necessário enxaguar com água limpa, para remover os resíduos do produto. Para esse efeito, aplica-se a água com um pano ou esponja húmidos, secando depois com panos secos e absorventes.
As nódoas de chocolate ou cosméticos são eliminadas com sabão líquido ou tira-nódoas especial. Em seguida o produto é enxaguado com água, utilizando uma esponja húmida.
Para remover nódoas de gordura, óleo, baton ou esferográfica pode-se utilizar álcool. Os resíduos de oleosidades ou pigmentos corantes devem ser retirados, utilizando um material absorvente. Poderá ser necessário repetir o procedimento com tira-nódoas e água.
No caso de forte sujidade indiferenciada dos estofos e revestimentos de tecido recomendamos que se recorra a uma empresa de limpeza específica que limpará todos os revestimentos têxteis através da aplicação de champôs próprios e utilizando o método de injecção-extracção
Nota
Os fechos em velcro do vestuário podem danificar os estofos, se estiverem abertos. Por favor verifiquem que os fechos em velcro estejam fechados.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.