Audi A5/S5   Instruções de serviço   Jantes e pneus  Rodas
Se tiver montado pneus novos, deverá conduzir com precaução especial durante os primeiros 500 km.
Quando subir a borda de um passeio ou enfrentar outro obstáculo deste tipo, avance tanto quanto possível em ângulo recto.
Verificar os pneus de tempos a tempos quanto a danos (picadas, cortes, fissuras e papos). Remover os corpos estranhos que se tenham introduzido no perfil do pneu.
Substituir as jantes ou pneus danificados sem perda de tempo.
Proteja os seus pneus do contacto com óleo, massas consistentes e combustível.
Substitua imediatamente os protectores das válvulas extraviados.
Se as rodas forem desmontadas, identifique-as, a fim de que, quando voltarem a ser montadas, seja conservado o anterior sentido de marcha.
Guardar as jantes e pneus desmontados em lugar fresco, seco e tanto quanto possível escuro.
Pneus novos
Os pneus novos não dispõem, de início, da sua máxima capacidade de aderência pelo que nos primeiros 500 km se deve fazer uma « rodagem » adequada, optando por uma velocidade moderada e um estilo de condução cauteloso. Isso irá reflectir-se positivamente na longevidade dos pneus.
Devido a características de construção diferentes e à estrutura do relevo, o relevo do piso dos pneus novos poderá apresentar diferenças - conforme a versão dos pneus e o construtor.
Danos encobertos
Os danos nos pneus e nas jantes estão frequentemente encobertos. As vibrações fora do normal e as guinagens unilaterais do veículo poderão ser indício de um pneu danificado. Se suspeitar que uma das rodas está danificada, reduza imediatamente a velocidade. Verifique os pneus quanto a danos. Se não forem detectados danos exteriores, dirija-se a baixa velocidade e com as necessárias precauções ao serviço de assistência técnica mais próximo e mande inspeccionar o veículo.
Pneus direccionais
Nos pneus com piso direccional o flanco está marcado por setas. É importante que seja sempre mantido o sentido da marcha indicado. Assegura-se deste modo um aproveitamento optimizado das características relacionadas com a hidroplanagem, aderência, ruídos e desgaste.
Jantes com aro aparafusado*
As jantes de liga leve com aros aparafusados consistem de vários componentes. Estes componentes estão aparafusados entre si com parafusos e um processo especiais. Assegura-se assim a função, estanqueidade, segurança e a rigorosa concentricidade da roda. As jantes danificadas devem ser, por isso, substituídas e não podem ser nunca reparadas ou desarmadas por si ATENÇÃO!.
Jantes com elementos decorativos aparafusados*
As jantes de liga leve podem ser dotadas de elementos decorativos substituíveis, montados com parafusos autoblocantes. Se se pretender substituir elementos decorativos danificados, dever-se-á contactar um serviço de assistência técnica.
ATENÇÃO!
Não desapertar nunca os parafusos das jantes com aros aparafusados* – perigo de acidente!

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.