Audi A6  Assistência ao condutor  Sistemas de assistência  Sistema de controlo da velocidade
Aplicável aos seguintes veículos: com sistema de controlo da velocidade
O sistema de controlo da velocidade permite a circulação a uma velocidade constante a partir dos 30 km/h.
Puxar a alavanca para a posição -1- Fig. 1, para ligar a regulação da velocidade.
Conduza com a velocidade a regular.
Para memorizar a velocidade, pressione a tecla -A-.
A velocidade memorizada e a luz de controlo são mostrados no visor do painel de instrumentos Fig. 2. A indicação pode variar dependendo do estado do visor.
Estas informações são adicionalmente apresentadas por breves instantes no ecrã Head-up*.
Pela adaptação da potência do motor ou por força de uma intervenção ativa dos travões a velocidade é mantida constante.
ATENÇÃO!
  • Mesmo com o sistema de controlo da velocidade ativado, é necessário prestar uma atenção permanente ao trânsito. A responsabilidade pela sua velocidade e a distância para os outros veículos está sempre nas suas mãos do condutor.
  • Por razões de segurança, não se pode utilizar o sistema de controlo da velocidade no ciclo urbano, no trânsito congestionado, em estradas com muitas curvas e em pisos adversos (como p. ex. estrada escorregadia, nevoeiro, gravilha, chuva intensa e aquaplaning) – perigo de acidente!
  • Desativar transitoriamente o sistema de controlo da velocidade antes de se entrar num desvio, numa saída de autoestrada ou numa zona de obras
  • Tenha em atenção que, « pousando » inadvertidamente o pé no pedal do acelerador, o sistema de regulação da velocidade não travará. E explicação reside no facto de o sistema de controlo da velocidade ser neutralizado pela aceleração do condutor.
  • Se, com o sistema de controlo da velocidade ligado, se registar uma falha nos travões (p. ex. sobreaquecimento), é possível desligar a intervenção ativa nos travões. As restantes funções do controlo da velocidade mantêm-se ativas, enquanto a luz de controlo estiver acesa.
Nota
  • Veículos com caixa de velocidades manual A velocidade regulada só pode ser alcançada, quando a velocidade engatada o permite e o motor não é levado a rotações excessivas ou já não trabalha regularmente. Por isso engate atempadamente uma velocidade superior ou inferior.
  • Em caso de travagem automática acendem-se as luzes de travagem.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.