Audi A6  Assistência ao condutor  Sistemas de assistência  Audi drive select (definições de condução)
Os seguintes sistemas são influenciados, entre outros, pelo drive select:
Motor e caixa de velocidades automática
O motor e a caixa de velocidades automática reagem consoante o modo de forma mais espontânea ou mais equilibrada aos movimentos do acelerador. No modo desportivo dynamic os pontos de mudança são definidos em regimes mais altos. No modo efficiency*, pelo contrário, os pontos de mudança (caixa de velocidades automática) são definidos em regimes mais baixos. Deste modo, o consumo de combustível pode ser reduzido.
Adaptive air suspension (suspensão pneumática)*
O adaptive air suspension* é um sistema de suspensão e amortecimento com regulação eletrónica. O sistema é ajustado de acordo com o modo selecionado, os movimentos da direção, as intervenções do condutor nos travões e no acelerador, bem como o tipo do piso, a velocidade de cruzeiro e a carga transportada.
A altura ao solo do veículo depende do modo selecionado e da velocidade de cruzeiro. Se se circular no modo auto ou efficiency* durante mais de 30 segundos a uma velocidade superior a cerca de 120 km/h, é selecionado o nível de autoestrada. Se a velocidade baixar de novo, durante mais de 120 segundos, para menos de 70 km/h, a altura ao solo é automaticamente aumentada.
A6 allroad: quando o veículo se encontra no modo allroad, a altura ao solo é nitidamente aumentada. A partir das velocidades aprox. de 80 km/h e 120 km/h a altura ao solo é reduzida por fases. Em caso de redução da velocidade, a altura ao solo é de novo aumentada automaticamente.
Direção
A direção pode ser ajustada em termos do auxílio que é necessário fornecer. Em percursos longos por autoestrada é especialmente adequada uma direção leve indireta, como a do modo comfort. No modo dinâmico, a direção é desportiva e direta.
Nos veículos com direção dinâmica* aplica-se ainda o seguinte: Para manter o esforço de direção ótimo para o condutor, a transmissão na direção é alterada em função da velocidade de marcha. Assim em velocidades mais altas está regulada uma sensibilidade baixa da direção, para melhorar o controlo do veículo. Em velocidades baixas a direção é mais direta, para p.ex. manter o esforço da direção o mais baixo possível para o condutor durante as manobras. Adicionalmente a Direção dinâmica* fornece um comportamento de direção mais ágil em velocidades baixas e médias.
Diferencial desportivo*
Fazendo parte da tração integral (quattro) Link, o diferencial desportivo reparte as forças de tração pelo eixo traseiro, em função da situação. A repartição das forças varia, conforme o modo selecionado, entre equilibrada (comfort) a desportiva (dynamic). Obtém-se assim um elevado nível de agilidade e capacidade de aceleração nas curvas. O veículo responde muito bem aos movimentos da direção.
Faróis direcionais*
A luz de curva adapta os máximos ao decurso da curva em função da velocidade. A viragem e a iluminação dos faróis é são adicionalmente ajustadas ao modo selecionado.
Ar condicionado
O ar condicionado funciona no modo efficiency* de forma particularmente económica.
Sistema de controlo da velocidade*
O comportamento em aceleração funciona no modo efficiency* de forma particularmente económica.
Adaptive cruise control*
O comportamento de aceleração pode ser selecionado, consoante o modo drive select, de confortável a desportivo. O adaptive cruise control reage ainda, de forma equilibrada ou espontânea, ao comportamento de condução do veículo de circula em frente. No modo efficiency* opta-se por um modo económico.
Motorsound*
O som do motor é adaptado ao respetivo modo e vai de discreto a desportivo.
Cuidado!
Veículos com adaptive air suspension*:
  • Quando estacionar tenha o cuidado de assegurar que existe por baixo do veículo espaço livre suficiente. Devido a oscilações na temperatura, alterações nas condições de carga e a mudanças nos modos de condução (altura livre ao solo!) a altura do veículo estacionado pode alterar-se.
  • No transporte rodoviário, ferroviário, marítimo ou de outro tipo do veículo este só pode ser amarrado pelas bandas de rodagem das rodas (perímetro)! Não é permitido amarrar o veículo pelos componentes dos eixos, pernas de mola ou pelas argolas de rebocagem, dado que, por razões de ordem técnica, a pressão nas molas pneumáticas pode alterar-se durante o transporte. Nestas circunstâncias a retenção do veículo fica comprometida.
Nota
  • Em certas versões do modelo a velocidade máxima do veículo só é atingida nos modos auto e dynamic.
  • Através da seleção do modo dynamic é automaticamente selecionada a posição da caixa S e no modo efficiency* a posição da caixa E.
  • Nos veículos com direção dinâmica* ouvem-se ruídos de funcionamento, quando se dá arranque ou se pára o motor. Isso não é razão para inquietações.
  • Ter em atenção que na circulação com reboque
    • o modo efficiency* não está disponível,
    • o diferencial desportivo* está regulado no modo "dynamic", não desportivo, mas ágil.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.